Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Música

Banda Sentimentos brilha ao apostar em tradições do brega em Pernambuco

Publicado em: 03/11/2020 09:51 | Atualizado em: 03/11/2020 14:59

Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife (Foto: WS/Divulgação)
Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife (Foto: WS/Divulgação)


Desde que surgiu nacionalmente nos anos 1970, a música brega conquistou Pernambuco e criou uma identidade própria no estado. Recentemente, cantoras de destaque desse segmento (a exemplo de Priscila Senna ou do projeto As Comandantes) passaram a apostar em sonoridades que flertam com o arrocha e o sertanejo, apontando para um mercado nacional. O brega-funk ascendeu nos últimos dez anos, ganhando ainda mais reforço com a tendência do passinho. E é nesse contexto que a tradição romântica do brega se renova com a Banda Sentimentos, que conseguiu emplacar sucessos no ano passado e agora, mesmo sem a realização de shows, se consolida com Onde estás, uma parceria com o MC Tocha que tem cerca de 10 milhões de visualizações no YouTube.



A Banda Sentimentos é formada por Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife. Ambos costumavam publicar vídeos cantando covers de sucessos em redes sociais, quando foram convidados para o projeto pelo empresário Djalma Dayverson, responsável pela D&D Produções. O escritório, que também é responsável por Tocha e Barão, continuou acreditando nesse potencial mercadológico do romântico no Grande Recife. Em 2019, o projeto já aparecia como uma aposta.

A Sentimentos automaticamente provocou uma sensação de nostalgia no público, pois o formato de banda-dueto composta por um homem e uma mulher é uma tradição do brega, que vem de bandas do final dos anos 1990 e do início dos anos 2000. "Fazia tempo que a gente não via uma nova banda de dupla", diz Ellyson, em entrevista ao Viver. "A mais recente, que marcou mesmo, foi a Banda Torpedo (inicialmente formada por Tayara Andreza e Deivison Kellrs, falecido em 2018). Nós tivemos essa ideia de resgatar uma tradição que vinha sendo apagada. Eu acredito que Onde estás é uma oportunidade de levar esse novo brega romântico para além de Pernambuco."

Assim como nos anos 2000, Ziane e Ellyson cantam e interpretam dilemas de relacionamento - embora o romance fique apenas nas canções. A instrumentação também segue o formato tradicional do brega pernambucano, destaque para teclados, baixo, bateria e sax. Mesmo agregando todo esse repertório estético, o diferencial do projeto é que os cantores são bastante jovens e conseguem despertar identificação com uma nova geração.

Onde estás, atual sucesso da banda, viralizou com uma coreografia no TikTok. O clipe da canção conta com a participação de Anderson Neiff, que é um dos influencers mais populares entre os jovens pernambucanos na atualidade. Eles também seguem publicando vídeos cantando clássicos do brega - Ziane, por exemplo, tem uma bonita versão acapela de Me deliciar, da Banda Brega.com.


"Eu sempre sonhei em ser cantora, mas achava algo muito distante e totalmente fora da realidade. Agora me sinto mais próxima desse sonho", diz Ziane, que teve incentivo da cantora Luany Vital, sua amiga, para começar a postar vídeos cantando - juntas, elas lançaram Papo furado. "Eu já sonhava em trabalhar como cantor, mas não imaginava que seria no brega. Sempre quis trabalhar com mídia, iniciar um trabalho de artista. E estamos fazendo esse sucesso agora. É um sonho para qualquer artista esse reconhecimento, sobretudo porque é um fruto do nosso trabalho. E estamos investindo muito mais", diz Ellyson.

Os primeiros vídeos da Sentimentos no YouTube contam com centenas de milhares de acessos, somando um total de 23 milhões. O sucesso que de fato teve um amplo alcance no Grande Recife foi Clichê (12 milhões), uma regravação da parceria de Ludmilla e Felipe Araújo. O sucesso foi consolidado com Onde estás, criada com base em Tu sin mi, uma canção da banda argentina de reggaeton Dread Mar I. Dessa vez é Tocha que assume o dueto com Ziane. A presença de uma figura do brega-funk reforça uma tendência romântica que pode seguir em ambas vertentes - assim como o batidão romântico, que deixou os MCs apaixonados em 2018.

PARCERIA
MC Tocha e Ziane Martins no clipe de Onde Estás (Foto: YouTube/Reprodução)
MC Tocha e Ziane Martins no clipe de Onde Estás (Foto: YouTube/Reprodução)


"A música romântica é algo que eu venho acertando de tempos em tempos, como em Vai embora e Perdoa amor. Eu emplaquei sucessos dessa vertente no tempo da dupla Tocha e Dadá Boladão", diz Tocha, ao Viver. "A repercussão do dueto com a Sentimentos está grande, e é algo que muita gente não imaginava. A Ziane é uma pessoa verdadeira, que passa confiança, além do talento e da voz."

Para o MC, o brega romântico não morreu e nunca vai morrer. "É cultura, é raiz e sempre vai estar tocando, com seus compositores e bandas. O que ocorre é que passamos um tempo sem apostas. Nós apostamos no romântico e acredito que isso possa agregar muito, chegando mais longe", finaliza o cantor, que recentemente também lançou Sai da minha vida, com a Banda Torpedo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco