Diario de Pernambuco
Busca

Música

Banda Sentimentos brilha ao apostar em tradições do brega em Pernambuco

Publicado em: 03/11/2020 09:51 | Atualizado em: 03/11/2020 14:59

Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife (Foto: WS/Divulgação)
Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife (Foto: WS/Divulgação)


Desde que surgiu nacionalmente nos anos 1970, a música brega conquistou Pernambuco e criou uma identidade própria no estado. Recentemente, cantoras de destaque desse segmento (a exemplo de Priscila Senna ou do projeto As Comandantes) passaram a apostar em sonoridades que flertam com o arrocha e o sertanejo, apontando para um mercado nacional. O brega-funk ascendeu nos últimos dez anos, ganhando ainda mais reforço com a tendência do passinho. E é nesse contexto que a tradição romântica do brega se renova com a Banda Sentimentos, que conseguiu emplacar sucessos no ano passado e agora, mesmo sem a realização de shows, se consolida com Onde estás, uma parceria com o MC Tocha que tem cerca de 10 milhões de visualizações no YouTube.



A Banda Sentimentos é formada por Ziane Martins, 20, moradora do município do Paulista, e Ellyson Marques, 22, que vive no Recife. Ambos costumavam publicar vídeos cantando covers de sucessos em redes sociais, quando foram convidados para o projeto pelo empresário Djalma Dayverson, responsável pela D&D Produções. O escritório, que também é responsável por Tocha e Barão, continuou acreditando nesse potencial mercadológico do romântico no Grande Recife. Em 2019, o projeto já aparecia como uma aposta.

A Sentimentos automaticamente provocou uma sensação de nostalgia no público, pois o formato de banda-dueto composta por um homem e uma mulher é uma tradição do brega, que vem de bandas do final dos anos 1990 e do início dos anos 2000. "Fazia tempo que a gente não via uma nova banda de dupla", diz Ellyson, em entrevista ao Viver. "A mais recente, que marcou mesmo, foi a Banda Torpedo (inicialmente formada por Tayara Andreza e Deivison Kellrs, falecido em 2018). Nós tivemos essa ideia de resgatar uma tradição que vinha sendo apagada. Eu acredito que Onde estás é uma oportunidade de levar esse novo brega romântico para além de Pernambuco."

Assim como nos anos 2000, Ziane e Ellyson cantam e interpretam dilemas de relacionamento - embora o romance fique apenas nas canções. A instrumentação também segue o formato tradicional do brega pernambucano, destaque para teclados, baixo, bateria e sax. Mesmo agregando todo esse repertório estético, o diferencial do projeto é que os cantores são bastante jovens e conseguem despertar identificação com uma nova geração.

Onde estás, atual sucesso da banda, viralizou com uma coreografia no TikTok. O clipe da canção conta com a participação de Anderson Neiff, que é um dos influencers mais populares entre os jovens pernambucanos na atualidade. Eles também seguem publicando vídeos cantando clássicos do brega - Ziane, por exemplo, tem uma bonita versão acapela de Me deliciar, da Banda Brega.com.


"Eu sempre sonhei em ser cantora, mas achava algo muito distante e totalmente fora da realidade. Agora me sinto mais próxima desse sonho", diz Ziane, que teve incentivo da cantora Luany Vital, sua amiga, para começar a postar vídeos cantando - juntas, elas lançaram Papo furado. "Eu já sonhava em trabalhar como cantor, mas não imaginava que seria no brega. Sempre quis trabalhar com mídia, iniciar um trabalho de artista. E estamos fazendo esse sucesso agora. É um sonho para qualquer artista esse reconhecimento, sobretudo porque é um fruto do nosso trabalho. E estamos investindo muito mais", diz Ellyson.

Os primeiros vídeos da Sentimentos no YouTube contam com centenas de milhares de acessos, somando um total de 23 milhões. O sucesso que de fato teve um amplo alcance no Grande Recife foi Clichê (12 milhões), uma regravação da parceria de Ludmilla e Felipe Araújo. O sucesso foi consolidado com Onde estás, criada com base em Tu sin mi, uma canção da banda argentina de reggaeton Dread Mar I. Dessa vez é Tocha que assume o dueto com Ziane. A presença de uma figura do brega-funk reforça uma tendência romântica que pode seguir em ambas vertentes - assim como o batidão romântico, que deixou os MCs apaixonados em 2018.

PARCERIA
MC Tocha e Ziane Martins no clipe de Onde Estás (Foto: YouTube/Reprodução)
MC Tocha e Ziane Martins no clipe de Onde Estás (Foto: YouTube/Reprodução)


"A música romântica é algo que eu venho acertando de tempos em tempos, como em Vai embora e Perdoa amor. Eu emplaquei sucessos dessa vertente no tempo da dupla Tocha e Dadá Boladão", diz Tocha, ao Viver. "A repercussão do dueto com a Sentimentos está grande, e é algo que muita gente não imaginava. A Ziane é uma pessoa verdadeira, que passa confiança, além do talento e da voz."

Para o MC, o brega romântico não morreu e nunca vai morrer. "É cultura, é raiz e sempre vai estar tocando, com seus compositores e bandas. O que ocorre é que passamos um tempo sem apostas. Nós apostamos no romântico e acredito que isso possa agregar muito, chegando mais longe", finaliza o cantor, que recentemente também lançou Sai da minha vida, com a Banda Torpedo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL