Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TEATRO

Projeto gratuito incentiva a criação de dramaturgias a partir da realidade brasileira

Publicado em: 13/10/2020 10:10 | Atualizado em: 13/10/2020 10:10

A iniciativa é liderada pelos cariocas Diogo Liberano e Cecilia Ripoll. (Foto: Thaís Grechi/Divulgação)
A iniciativa é liderada pelos cariocas Diogo Liberano e Cecilia Ripoll. (Foto: Thaís Grechi/Divulgação)

Na busca por encontros e trocas com autores de outras partes do Brasil, os dramaturgos cariocas Cecilia Ripoll e Diogo Liberano lançaram o projeto Brasis por Escrever, uma iniciativa gratuita que visa selecionar textos teatrais relacionados ao panorama atual do Brasil. As inscrições serão abertas no dia 19 de outubro. Serão selecionadas seis pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul. O projeto não oferecerá vagas para pessoas nascidas e residentes na Região Sudeste do Brasil, tendo em vista ser a região de origem dos criadores do projeto. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.p-l-a-t-o.com e os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

A ação integra o Platô – Pesquisa e Produção e será desenvolvida em encontros virtuais por seis meses, nos quais serão orientadas na criação de dramaturgias originais. A cada semana, será realizado um encontro com duração de três horas por meio da plataforma Zoom. O primeiro encontro será no dia 16 de dezembro de 2020, retomando as atividades em janeiro e seguindo até junho de 2021, com um encontro por semana, totalizando 24 encontros. No total, serão mais de 70 horas de trabalho em grupo, fora conversas e encontros entre cada participante e os orientadores. 

Dando ênfase à escrita de dramaturgias que, de modos diversos, possam abordar algum aspecto da realidade brasileira, o projeto prevê estudos relativos não apenas às inúmeras questões do Brasil contemporâneo como também às experimentações cênicas e dramatúrgicas feitas hoje em dia. "O Brasis que dá título ao projeto sinaliza a nossa busca por narrativas plurais propostas por pessoas diversas e de regiões outras do país que não apenas a Sudeste.” Para além de um grupo de estudos, o Brasis por Escrever deseja ser um laboratório intensivo voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias”, explica Diogo Liberano.

De acordo com Cecilia Ripoll, o Brasis por Escrever busca realizar uma investigação mais abrangente, destinando-se as regiões do Brasil. "Queremos focar nas regiões diferentes da nossa para ampliar o diálogo e a troca a partir de olhares diferentes sobre o nosso país”, explica. O processo seletivo será feito a partir da avaliação das fichas de inscrição, um texto de no máximo duas páginas e a respectiva documentação solicitada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Rhaldney Santos entrevista Dra Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco