Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA POPULAR

Cais do Sertão realiza atividades virtuais em parceria com o Museu de Seridó

Publicado em: 20/10/2020 17:35

Seminários e lives embalam atividades online promovidas em conjunto pelos espaços (Foto: Chico Andrade/Setur)
Seminários e lives embalam atividades online promovidas em conjunto pelos espaços (Foto: Chico Andrade/Setur)

O Centro Cultural Cais do Sertão dá início, nesta quarta-feira (21), a um ciclo de atividades em parceria com o Museu de Seridó, gerido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta é realizar uma programação online especial nas redes sociais das duas casas ao longo da semana. As atividades estão divididas em dois momentos.

No primeiro, a educadora do Cais, Viviane Sampaio fala da experiência adquirida pelo Cais desde a sua criação com as atividades educativas - voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos - e, em especial, no período da pandemia. O relato de Viviane é voltado aos profissionais que atuam nos museus Seridó e Câmara Cascudo e será transmitido via Google Meet, nesta terça (20) e quarta-feira (21), às 19h.

O segundo momento da semana será uma edição especial do quadro Papo de Museu, nesta quarta, às 15h, no Instagram @caisdosertao. A faixa semanal foi lançada pelo Cais durante a pandemia e receberá a historiadora e gestora do Museu do Seridó, Vanessa Spinosa, para contar a missão do museu, os desafios trazidos pela pandemia e as ações culturais desenvolvidas pelo espaço ao longo dos anos. A mediação será da museóloga Rosélia Adriana

Durante o período de isolamento social, a imersão nas plataformas digitais foi decisiva para a atuação educativa dos museus e abriu os olhos dos gestores do Cais do Serão para novas possibilidades. Com isso, foram realizadas interações com instituições culturais de várias partes do País, a exemplo do Museu do Olho Vivo (Paraíba) e do Museu do Seridó (Rio Grande do Norte).

"Preocupados com a preservação e divulgação da cultura popular, aspiramos cada vez mais promover a interlocução com instituições museais de todo o País. A parceria se consolida além de minicursos, palestras e lives, nos tornamos parceiros no compromisso em manter a arte e a memória intactas”, destaca a gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL