Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Cinema

Projeto oferece 90 bolsas de formação em audiovisual para nordestinos

Publicado em: 10/08/2020 15:46

 (Foto: AIC/Divulgação)
Foto: AIC/Divulgação

O Nordeste do Projeto Cinema 360, projeto da Academia Internacional de Cinema (AIC), está oferecendo 90 bolsas integrais para sete diferentes cursos na área de formação audiovisual. Na primeira etapa de inscrições, que segue até o dia 27 de setembro, os interessados que residirem na região Nordeste podem se inscrever nos cursos de Produção Audiovisual, Direção Cinematográfica, Produção Executiva, Edição e Assistência de Direção. Na fase B, que encerra as inscrições em 31 de outubro, os cursos são Trilha Sonora para Cinema e TV e Roteiro Online.

As inscrições devem ser feitas através do site da Academia Internacional de Cinema (www.aicinema.com.br/projeto-cinema-360). Para concorrer às bolsas, os interessados devem ter renda máxima declarada de até cinco salários mínimos, ter acesso à internet e computador para as aulas. Também devem ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Os cursos serão realizados de outubro de 2020 a janeiro de 2021

A AIC afirma que, além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online deste 2017. "A realização do Cinema 360 é uma oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais", diz Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC. "Além disso, o projeto nos permite cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural."

O projeto AIC Online - Formação Audiovisual para todo o Brasil, foi um dos quatro vencedores selecionais em uma concorrência pública do edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018, apoiado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério do Turismo e Centro Técnico Audiovisual (CTAV/SAV).

"O incentivo vem precisamente num momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais como o nosso. Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional", continua Flávia Rocha. 

O programa é dividido em quatro etapas que cobrem todas as regiões do país, beneficiando residentes de 24 estados Brasileiros, mais Distrito Federal. A primeira etapa começou na região Centro-Oeste, onde mais de 650 pessoas se inscreveram para participar do programa de bolsas e os 90 selecionados já estão estudando. A segunda, contemplando a região Norte, encerrou as inscrições com mais de 515 inscritos e encontra-se na fase de análise dos candidatos.

A Academia Internacional de Cinema, por sua vez, está celebrando 16 anos de atividades. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de Cursos Online, os alunos da AIC já produziram mais de 3200 filmes. A escola oferece cursos livres no período das férias e durante o semestre, além de cursos técnicos e de formação profissional. A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar no mercado, com técnica e criatividade. O corpo docente é formado por professores-realizadores. A escola também realiza vários eventos e palestras abertas ao público, proporcionando uma série de discussões sobre o audiovisual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco