Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TRADIÇÃO

Festa de Nossa Senhora do Carmo pode se tornar Patrimônio Imaterial de PE

Publicado em: 31/08/2020 10:45

A indicação segue agora para aprovação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO)
A indicação segue agora para aprovação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO)

A tradicional festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, realizada anualmente com procissões e missas há mais de 300 anos pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A indicação foi realizada pelo deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Clodoaldo Magalhães (PSB), que encaminhou um protocolo para a secretaria de Cultura do estado.

A festividade se popularizou através da Ordem dos Carmelitas, profetas que foram agraciados pela intercessão da Virgem Maria, que apareceu com o escapulário oferecendo graça e proteção para que o grupo conseguisse lidar com as perseguições e propagar a devoção à santa pela Europa e América Latina. No Recife, a imagem de Nossa Senhora do Carmo chegou no século XVIII, de forma desconhecida. Mas, a propagação de sua proteção fez com que fosse reconhecida como padroeira da cidade em 1909, recebendo a bênção canônica do Papa Bento XV dez anos depois.

Em 2019, o centenário da coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo no Recife atraiu milhares de fiéis para a Basílica do Carmo, realizando mais um marco de sua contribuição para a cultura e religiosidade no estado. As homenagens à Nossa Senhora do Carmo são realizadas de 7 a 16 de julho, todos os anos, sendo conhecidas por suas novenas, missas e, principalmente, pela grande procissão pelas ruas do Recife até a Basílica do Carmo, no bairro de São José, onde acontece a tradicional festa religiosa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Entenda por que a inflação dos alimentos disparou
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #259 O que é uma planta?
Rhaldney Santos entrevista Rodrigo Novaes e Otaviano Maroja
Rhaldney Santos entrevista o desembargador do TJPE Erik Simões
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco