Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Marisa Monte revisita acervo audiovisual e lança canções inéditas em plataformas digitais

Publicado em: 11/06/2020 17:10 | Atualizado em: 19/06/2020 22:45

Cinephonia é lançado após um intervalo de quatro anos sem produções solo da artista (Foto: Divulgação)
Cinephonia é lançado após um intervalo de quatro anos sem produções solo da artista (Foto: Divulgação)

Após um hiato de quatro anos sem realizar produções solo, a cantora e compositora Marisa Monte anunciou o lançamento de um novo projeto artístico intitulado Cinephonia, voltado ao resgate de trabalhos gravados pela cantora apenas em formatos de vídeos VHS e DVD. Ao todo, 30 canções da artista estarão pela primeira vez em plataformas de streaming, além da inédita Acontecimento (Hyldon), nunca lançada pela artista. O lançamento do catálogo será feito em três fases.

A primeira parte, Memórias 2001 - ao vivo, foi disponibilizada nesta quinta-feira (11). As demais serão lançadas nos dias 19 e 26 deste mês. Ao fim, todo material ficará disponível na plataforma Cinephonia, estúdio virtual com instrumentos, trechos da discografia e curiosidades da artista. Haverá, ainda, o Mural dos Fãs, um espaço onde todos poderão compartilhar recordações materiais, como fotos, vídeos e ingressos de shows da cantora.

"Nestes últimos quatro anos passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória", explica Marisa em comunicado à imprensa. Para restaurar o acervo, a artista contou com a parceria de arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática. "Uma quantidade enorme de informação hoje faz parte de um arquivo virtual que mora nas nuvens, onde está toda minha obra digitalizada, catalogada, restaurada e organizada", destaca.

O projeto revisita o acervo pessoal de Marisa Monte construído ao longo de 30 anos de atividade através do acúmulo de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos e projetos gráficos.

De acordo com Marisa, assistir, escutar e ter todo esse material acessível foi fundamental para que ela eu possa colocar ao alcance do público. "Decidi chamar Cinephonia, Cine, referente a movimento/imagem e Phonia, de som. Ou seja, os sons das imagens. Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, conta a artista.

Lançado nesta quinta, o Memórias 2001 – ao vivo, é resultado do DVD Memórias, crônicas e declarações de amor, gravado em junho de 2001 após o fim da turnê. "O show era visualmente lindo, tinha como cenário uma escultura do Ernesto Neto e projeções que criavam um efeito psicodélico nas multicamadas de tecido branco. A banda era poderosíssima, mas o registro completo ficou restrito ao DVD", lembra. Na época, foram lançadas em áudio apenas duas gravações inéditas: A Sua e Ontem ao luar, composta por Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara.

"Vasculhando os tapes originais encontramos Acontecimento (1973), do Hyldon, que eu havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, diz Marisa.



Confira o repertório do Memórias 2001: 

Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo (Erasmo Carlos/Roberto Carlos)
Arrepio (Carlinhos Brown)
Perdão Você (Alain Tavares/Carlinhos Brown)
O Que Me Importa (Cury)
Para Ver as Meninas (Paulinho da Viola)
Água Também é Mar (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
Enquanto Isso (Marisa Monte/Nando Reis)
Ontem Ao Luar (Catulo da Paixão Cearense/Pedro Alcântara)
Paradeiro (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
A Sua (Marisa Monte)
Acontecimento (Hyldon)
Gentileza (Marisa Monte)
Não é Fácil (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
Eu Sei (Na Mira) (Marisa Monte)
Tema de Amor (Carlinhos Brown/Marisa Monte)
Não Vá Embora (Arnaldo Antunes/Marisa Monte)
Amor I Love You (Marisa Monte/Carlinhos Brown)



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL