Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Ator argentino Ricardo Darín alerta para desigualdade social

Por: AFP

Publicado em: 25/05/2020 09:29

 (Foto: AFP/Arquivos / Alberto PIZZOLI
)
Foto: AFP/Arquivos / Alberto PIZZOLI
O novo coronavírus desmascarou a desigualdade social e os danos ao meio ambiente que assolam o planeta. A afirmação é do ator argentino Ricardo Darín, em diálogo virtual com os colegas Geraldine Chaplin e Luis Tosar na inauguração do Festival Internacional de Cinema do Panamá, que ocorreu na sexta-feira (22). 
 
"Essa pandemia, esse confinamento, esse isolamento social, que precisa ser mais austero, nos desmascarou" como uma sociedade, disse Darín, de 63 anos, no festival que é realizado virtualmente como consequência das medidas de contenção da COVID-19. Para o ator, "outra grande pandemia que vivenciamos há muito tempo é a da desigualdade de oportunidades e modos de vida".
 
Darín está entre as 200 personalidades que assinaram no início de maio um texto pedindo para que se evite uma "catástrofe ecológica". O documento também foi assinado por Alejandro González Iñárritu, Pedro Almodóvar, Robert de Niro, Jane Fonda, Jeremy Irons, Cate Blanchett, Penélope Cruz e Juliette Binoche, além do ganhador do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus. Para o ator argentino, aqueles que vivem na pobreza, sem acesso a serviços de saúde, serviços básicos e moradia decente são os mais vulneráveis ao coronavírus.
 
CONSUMISMO 
A pandemia, disse Darín, de sua casa em Buenos Aires, também é um "alarme, um alerta que precisa soar dentro de nós para perceber até que ponto estamos fazendo coisas erradas nesse lugar em que vivemos". Ele ainda lamentou que seja preciso parar em "uma situação tão extrema quanto essa para perceber até que ponto estamos exagerando como sociedade de consumo".  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL