Com 18 horas de programação, Festa Digital do Livro celebrará obras e autores
Publicado: 21/04/2020 às 07:30

/Foto: Reprodução
Um grande incentivo à leitura será realizado, nesta quinta-feira (23), na forma de um inovador modelo de feira literária. Ela ocorrerá em Pernambuco, mas também em qualquer outro lugar do mundo com acesso à internet através do site. A Festa Digital do Livro, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco, expõe 18 horas ininterruptas de lives, palestras, recitais, entrevistas, filmes, concursos com premiações, diversão para as crianças e um passeio pelo Recife da infância de Clarice Lispector. A escritora, que em 2020 tem o centenário comemorado, será a homenageada da feira, que celebra também o Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais.
"O evento proporcionará momentos em que o universo da literatura trará para as pessoas um pouco de distração, crescimento pessoal e profissional ou somente prazer. Uma oportunidade para discutir a sobrevivência dos autores e dos livros, no momento em que há o empenho de sobrevivência literal da humanidade”, destaca Antônio Campos, presidente da Fundaj, que fará sua apresentação no evento em frente ao casarão onde Clarice viveu parte da infância, no Recife, na Praça Maciel Pinheiro, número 387.
Esse Recife de Clarice será mostrado durante a Festa Digital, além das narrativas de seus textos, em uma exposição fotográfica, montada com acervo da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra/Fundaj), com áudio explicativo. Será uma recordação dos lugares pelos quais a escritora ucraniana, reconhecida internacionalmente, narrou em muitos dos seus contos, crônicas e romances sobre sua infância recifense. Para entender como o evento chegará para o público, é importante dizer que haverá um programa de rádio e TV inteiramente dedicado a celebrar o livro, os autores e os leitores.
"Chama-se A hora das estrelas. A inspiração vem do título de uma obra de Clarice. O conteúdo vem das próprias estrelas. Isto é, dos autores e dos leitores, dos amantes dos livros e da literatura”, explica Mario Helio, diretor da Fundaj e curador do evento. Logo cedo, às 6h, a programação começará com a leitura do poema Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto, sobre a solidariedade humana, dando as boas-vindas aos participantes.
À meianoite, o encerramento será com uma prosa de Gilberto Freyre sobre as lendas urbanas. Com o programa já no ar, será feita a leitura do horóscopo e das manchetes de jornais do dia 10 de dezembrode 1920, entre eles as do Diario de Pernambuco, que tem várias escolhidas para serem lidas, como “Trinta mil empregados austríacos: dizem de Viena que o Brasil e a Argentina se prontificaram a colocar em suas fazendas 30 mil empregados civis austríacos”, “Os desastres de automóvel” e “Morre no Rio, aos 59 anos, Clarice Lispector, uma das maiores escritoras do País” - essa última é de 10 de dezembro de 1977.
PARTICIPANTES
Dezenas de autores, profissionais do livro e leitores participarão da festa. As escritoras Clarisse Fukelman e Cláudia Nina darão palestras sobre Clarice Lispector. Já os escritores João Cezar de Castro Rocha e Lawrence Flores Pereira falarão sobre William Shakespeare e Miguel de Cervantes e lerão trechos de suas obras. Da Espanha, o antropólogo Angel Espina Barrio, da Universidade de Salamanca, recitará um trecho do romance Don Quijote. “Muitos outros comentarão o livro, outros autores e seus próprios livros, a exemplo de Raimundo Carrero, Luzilá Gonçalves Ferreira, Ronaldo Correia de Brito e Fátima Quintas.
CONCURSOS
A Festa Digital do Livro instituiu dois concursos junto ao público, um de textos outro de imagens, ambos em torno da vida e obra de Clarice Lispector. Para concorrer ao Claricem Palavras, é só redigir um texto com o limite máximo de 100 palavras sobre a obra ou vida de Clarice Lispector, incluindo o título.
Para o Claricem Imagens, basta selecionar fotografias inspiradas na vida ou nas publicações da autora. As fotos devem ser acompanhadas por uma legenda de uma frase apenas, retirada de textos de Clarice ou de autoria do próprio fotógrafo-leitor.
Os interessados devem enviar textos ou fotos-legendas para o e-mail fundajoficial@gmail. com. O prazo para envio que seria no último sábado (18), foi adiado para esta quarta (22) e as regras podem ser conferidas nas redes sociais da Fundaj (@fundajoficial). As premiações incluem ingressos para o Cinema da Fundação e uma fotobiografia de Clarice Lispector, da autora Nádia Batella Gotlib. O resultado será divulgado durante a programação da Festa Digital do Livro.

