Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TV

Após ser vítima de racismo, Maju Coutinho vai entrar na Justiça contra empresário

Publicado em: 01/04/2020 16:39

 (Foto: Globo/Divulgação)
Foto: Globo/Divulgação
A jornalista e apresentadora do Jornal Hoje (Globo), Maria Júlia Coutinho, acionou seus advogados para avaliar a possibilidade de processar o empresário Rodrigo Branco, que afirmou durante uma live no Instagram que ela é horrível e está à frente do telejornal por causa da sua cor de pele. A informação de que Maju Coutinho acionará a Justiça é da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, e segue a mesma linha do que já tinha anunciado a família da BBB Thelma, também vítima dos comentários do empresário, que a chamou de "uma negra coitada".

Já Maju, ele afirmou que ela "é péssima, é horrível. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor. Ela não tem uma carreira , ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV, vou te falar, ela lê o TP errado".

A repercussão das falas dele foi negativa, que momentos depois o empresário, que é um famoso guia de turismo de celebridades em Orlando, recorreu ao seu perfil no Instagram para se desculpar. Através de um vídeo, ele diz que "várias vezes já falei besteiras e já falei de coisas que mudei de ideia. [...] É ignorante não mudar de ideia, não ouvir e não conversar".

"Falei um monte de merda. [sic] Não falei nada como eu penso, queria explicar o que queria falar. Queria falar uma coisa e falei totalmente outra coisa, fui totalmente racista", continuou. "Recebi ligações de amigos meus, principalmente. Por isso é bom ter amigos. [...] Eu sei escutar".

Família de Thelma diz que também deve processar
A família de Thelma Assis, 35, tornou público o desejo de acionar a justiça foi manifestado pela família da médica nas redes sociais. "A respeito do conteúdo de uma live feita ontem, amplamente divulgada nas redes sociais e meios de comunicação, estamos adotando as providências cabíveis na defesa dos interesses da Thelma e da população negra brasileira", diz post publicado no Instagram da médica.

Defesas
Alguns famosos se manifestaram também. A cantora Iza afirmou que Thelma é uma campeã, após sua família afirmar que vai processar o empresário. A atriz Pathy DeJesus também manifestou apoio e a atriz Fernanda Paes Leme mandou corações para a publicação de Thelma.
Amiga pessoal do empresário Rodrigo Branco, a cantora Preta Gil fez um desabafo sobre a atitude considerada racista por parte dele com relação à participante Thelma, do BBB 20, e à jornalista e apresentadora do Jornal Hoje Maju Coutinho.

No Instagram, Preta publicou um texto no qual diz que não há como defender o empresário. "Chamei esse amigo no WhatsApp e falei exatamente como estava me sentindo. Disse: 'não poderei e não quero te defender'. Racismo é crime, ignorância histórica intelectual, hoje em dia, vindo de um homem branco e rico, é inaceitável."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
26/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
Jogos Inesquecíveis: Empate heroico, pênaltis e invasão marcaram acesso do Náutico em 2019
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco