° / °

Viver
Literatura

Ação virtual quer celebrar os 134 anos de Manuel Bandeira

Publicado: 16/04/2020 às 13:15

/Foto: Acervo

/Foto: Acervo

O poeta pernambucano Manuel Bandeira estaria completando 134 anos neste domingo, 19 de abril. Para celebrar a data, o Espaço Pasárgada, equipamento cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realiza uma ação especial nas redes sociais com o objetivo de valorizar e dar destaque ao legado do artista. O equipamento está convidado pessoas de todas as idades e de vários locais do mundo para gravarem vídeos com os poemas do pernambucano.

Qualquer pessoa pode participar, basta gravar um vídeo recitando uma das poesias de Manuel Bandeira e, em seguida, marcar o Instagram do Cultura.PE ou o Facebook do Espaço Pasárgada - que compartilharãoo conteúdo até o próximo domingo (19), os recitais virtuais que forem enviados. "Com o isolamento social, em cumprimento ao Decreto nº 48.832, com recomendações do Governo de Pernambuco para enfrentamento do coronavírus, pensamos que precisávamos encontrar uma forma de manter a chama da poesia acesa e movimentar a vida das pessoas com esta homenagem a Manuel Bandeira", esclarece Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

"Nos anos anteriores, costumávamos promover uma semana comemorativa com visitas das escolas que apresentavam trabalhos inspirados na obra do poeta e também atividades culturais envolvendo palestras, apresentações teatrais, musicais e recitais. Observamos como a obra de Bandeira mexia com a memória afetiva das pessoas, e é isso que estamos buscando novamente com essa ação", destaca a gestora.

Manuel Bandeira foi um dos mais importantes poetas pernambucanos e do Brasil. Também crítico de arte, professor, e uma das mais emblemáticas figuras que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, importante momento de ruptura na cultura brasileira. 

O Espaço Pasárgada é localizado na Rua da União, número 263, e se configura como um centro de vivência e produção literária. Em tempos normais, realiza ações de fomento à literatura dentro da casa (aberta a pesquisas e eventos literários) e fora dela (através de intercâmbio e parcerias com outros grupos e espaços ligados à literatura e à cultura de modo geral).
Mais de Viver