Diario de Pernambuco
Busca

INTERAÇÃO

Plataforma do Google permite visitas virtuais a museus e galerias

Publicado em: 20/03/2020 16:32

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
No período de quarentena forçada, pera evitar a disseminação do novo coronavírus, a associação entre arte, cultura e tecnologia ajuda na democratização do acesso às produções, bem como a respeitar as determinações governamentais.   

Alguns museus e galerias disponibilizam tours virtuais com tecnologia 360º por meio da captação de imagens por satélite, mas tudo se tornou ainda mais realista e acessível com a parceria com o Google. Ele desenvolveu uma plataforma específica de cultura e arte, o Arts & Culture, anteriormente chamado Google art project, que utiliza a tecnologia do street view para proporcionar visitas virtuais gratuitas a galerias de arte do mundo todo. Além disso, o site ainda traz informações sobre história da arte, compila obras de artistas famosos e divide os acervos de forma temática. 

Confira alguns museus e exposições que o Diversão & Arte separou para você visitar sem sair de casa: 

Museu Frida Khalo

Cidade do México, México. La Casa Azul foi o lugar onde Frida Kahlo, a artista latino-americana mais renomada do mundo, nasceu, viveu e deu o último suspiro. Diego e Frida a encheram de cores, de arte folclórica e de peças pré-hispânicas para mostrar a admiração pelos povos e culturas do México. Acesse o site para o tour virtual. Classificação indicativa livre. 
 
O Museu Van Gogh

Amsterdã, Países Baixos. Abriga a maior coleção de obras de arte de Vincent van Gogh (1853-1890) no mundo. A coleção permanente inclui mais de 200 pinturas de Vincent van Gogh, 500 desenhos e mais de 750 cartas. O museu também apresenta exposições sobre vários assuntos da história da arte do século XIX. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Bela Vista, São Paulo. A coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Entre as obras expostas se encontram Rosa e azul de Pierre-Auguste Renoir, O escolar de Van Gogh, entre outras. Acesse o site para o tour virtual.
 
Gemäldegalerie, Staatliche Museen zu Berlin

Berlin, Alemanha. A Gemäldegalerie possui uma das coleções mais importantes de pintura européia do mundo, do século XIII ao XVIII. Obras-primas de todas as épocas da história da arte estão em exibição permanente, incluindo pinturas de Jan van Eyck, Pieter Bruegel, Albrecht Dürer, Rafael, Ticiano, Caravaggio, Peter Paul Rubens, Rembrandt e Jan Vermeer van Delft. A galeria orgulha-se especialmente da forte coleção de pinturas alemãs e italianas do século XIII ao XVI e pinturas dos Países Baixos que datam do século XV ao XVII. Acesse o site para o tour virtual.
 
La Galleria Nazionale

Roma, Itália. Mantém a coleção completa de arte internacional e italiana do século XIX ao XXI, composta por 20.000 obras de arte, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e instalações, e representa os principais movimentos artísticos dos últimos dois séculos. Do neoclassicismo ao impressionismo, divisionismo e vanguardas históricas do início do século XX, Futurismo, Surrealismo, o grupo mais notável de obras das décadas de 20 a 40, do movimento do Novecentista à chamada Scuola Romana, do Pop Arte para Arte Povera, arte contemporânea e muito mais são representados e exibidos na coleção e no espaço da La Galleria Nazionale. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

Vila Mariana, São Paulo. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1948. Sua coleção compreende mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira, incluindo formatos tradicionais, mas também vídeos, performances e instalações. O MAM mantém um programa anual de exposições temporárias e produz a cada dois anos o Panorama da Arte Brasileira, que mapeia a produção contemporânea brasileira.Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu Nacional de Belas Artes

Centro do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros. A bicentenária Coleção do Museu Nacional de Belas Artes se originou de três conjuntos de obras distintos: as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro, em 1816; os trabalhos pertencentes ou aqui produzidos pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Batiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; e as peças da Coleção D. João VI, deixadas por este no Brasil, ao retornar a Portugal, em 1821. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu Nacional do Brasil

São Cristóvão, Rio de Janeiro. Em parceria com a Google Arts & Culture, o Museu Nacional do Brasil, que em 2018 teve aproximadamente 92,5% de seu acervo destruído em um incêndio, disponibilizou o acervo de forma digital. Por meio da plataforma, o visitante pode ver o mais antigo esqueleto humano das Américas, o meteorito Bendegó, e uma coleção de cerâmicas brasileiras antigas. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu Imperial

Centro, Petrópolis, Rio de Janeiro. O Palácio Imperial de Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira. Construído entre 1845 e 1862 com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador d. Pedro II. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos graças a generosas doações de centenas de cidadãos totalizando um acervo de quase 300 mil itens. Entre eles, Retrato de D. Pedro I de Simplicio Rodriges de Sá, D. Pedro II, aos 12 anos de Félix Émile Taunay, entre outros. Acesse o site para o tour virtual.
 
Pinacoteca de São Paulo

Praça da Luz, Luz, São Paulo. A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. A coleção original da Pinacoteca foi formada por 26 obras que era do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo. A Pinacoteca passou seus primeiros 100 anos reunindo obras de arte e construiu uma coleção significativa, que atualmente detém cerca de 9 mil obras de arte. Ela tornou-se gradualmente também um museu de arte contemporânea. Acesse o site para o tour virtual.
 
Frida Kahlo: eu pinto a mim mesma

Obras do Museu Dolores Olmedo e do Museu Frida Kahlo. Nesta exposição virtual, a curadoria é feita a fim de mostrar pinturas que mostram como Frida se enxergava, um pouco da história da artista e suas paixões, que a tornaram um símbolo da arte mexicana. Acesse o site para o tour virtual.
 
Kumbukumbu: cultura africana

Exposição do Museu Nacional. Exposição de objetos que representam a memória e o patrimônio cultural africano. Os objetos foram trazidos de diferentes partes do continente entre 1810 e 1940, acrescidos de outros que pertenceram ou foram produzidos por africanos ou seus descendentes no Brasil entre 1880 e 1950. Além da beleza e do significado antropológico das peças, a coleção tem importância histórica por ter um dos acervos africanos mais antigos no Brasil. Muitos foram obtidos em períodos dramáticos da história da África e evidenciam o protagonismo de africanos, brasileiros e europeus, ao longo dos séculos XIX e XX, nas relações diplomáticas, escravidão, conflitos coloniais, projetos civilizatórios e estudos científicos. Acesse o site para o tour online.
 
Da origem da Terra até a existência humana: a evolução da vida. 

Museu Nacional da Natureza e Ciência. A exposição mostra artefatos que contam a história da evolução. A idade estimada do planeta Terra, rochas, fósseis, extinção em massa, fósseis dos primeiros invertebrados até o desenvolvimento do ser humano são contempladas na mostra. Acesse o site para o tour online.
 
Tecendo liberdade em Meghalaya da Worldview Impact Foundation 

O documentário e a exposição exploram as iniciativas artísticas de moda sustentável da Nongtluh Women Weaving Cooperative e da Impulse Enterprises, ambas administradas por Hasina Kharbhih em Meghalaya, na Índia. A Impulse Power está reduzindo o tráfico humano e oferecendo uma rede que pode ser aproveitada pelas mulheres para aprimorar as habilidades de tecelagem e criar produtos de artesanato que podem ser vendidos tanto local quanto internacionalmente. Acesse o site para o tour online.
 
A segunda guerra em 100 objetos

Nationaal Comité 4 en 5 mei. A mostra traz 100 objetos da segunda guerra mundial, com apoio de museus holandeses de guerra e resistência que colaboraram com os acervos. Com curadoria de Ad van Liempt, que escolheu os objetos entre as esplêndidas coleções de vinte e cinco museus de guerra e centros de comemoração na Holanda. Acesse o site para o tour online.
 
Museu Casa de Portinari

Brodowski, São Paulo. Compilado de exposições virtuais fotográficas e do acervo de pinturas e esculturas. O museu está localizado na cidade de Brodowski, interior do estado de São Paulo, na casa em que Cândido Portinari morou na infância e na juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu de artes e ofícios (MAO)

Belo Horizonte, Minas gerais. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. A observação do acervo revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade. Acesse o site para o tour online.
 
Casa de Cora Coralina

Cidade de Goiás, Goiás. Na Casa Velha da Ponte, como também é conhecida a construção onde morou a poetisa Cora Coralina, está um acervo que irá ambientar o público no discurso poético da goiana. São vários tempos da vida da autora representados por um arquivo geral de objetos, imagens e discursos. Há desde peças de roupas até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, além de um jardim nos fundos com uma bica de água potável. Acesse o site para o tour virtual.
 
Museu do Universo

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos e abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro, 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. Na versão virtual, é possível visitar uma nave, que contém vídeos nos painéis com informações sobre o universo. Acesse o site para o tour virtual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL