Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Globo suspende novelas e anuncia mudança na sua programação

Publicado em: 16/03/2020 20:53 | Atualizado em: 16/03/2020 21:37

 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Foto: Reprodução/TV Globo

A Rede Globo anunciou uma grande mudança na grade de programação em virtude do avanço do coronavírus. As gravações de novelas estão suspensas e, em todas as faixas, serão exibidas reprises compactadas de antigos folhetins. Já quatro programas foram suspensos para abrir mais espaço aos telejornais. São eles: Mais você, apresentado por Ana Maria Braga, Encontro, com Fátima Bernardes, Se joga e Globo esporte. A partir de hoje, o Hora 1 entra no ar às 4h e entrega para o Bom dia de cada região, que será exibido das 6h às 8h30. O Bom dia Brasil ficará no ar até as 10h, quando vai estrear Combate ao coronavírus, novo programa focado na pandemia.

Ancorado de São Paulo pelo jornalista Márcio Gomes, o programa terá a participação diária de dois especialistas no estúdio para tirar dúvidas do público. Apresentadores e repórteres de todo o Brasil e do mundo trarão as últimas informações sobre o avanço da doença.

Ao meio-dia, o NE TV 1ª edição vai incorporar o tempo do Globo esporte, com informações sobre o mundo esportivo, incluindo as competições canceladas. Em seguida, o Jornal hoje terá horário ampliado. O Jornal nacional também será ampliado e passará a durar 50 minutos.

NOVELAS
Em relação às novelas, as gravações de Amor de mãe já foram suspensas. Os capítulos inéditos irão ao ar somente até o fim desta semana - a suspensão, no caso, ocorreria ao término do capítulo 102. A Globo decidiu preencher a faixa das 21h com a exibição de um compacto de Fina estampa, de Aguinaldo Silva, a partir da próxima segunda-feira.

Exibido originalmente entre 22 de agosto de 2011 e 23 de março de 2012, em 185 capítulos, o folhetim registrou uma das maiores médias de Ibope da emissora. Inclusive superior à sucessora, Avenida Brasil. Fina estampa reúne no elenco nomes como Marcelo Serrado (o famoso Crô), Lília Cabral (Pereirão), José Mayer (Pereirinha), Dalton Vigh, Christiane Torloni, Caio Castro, Malvino Salvador, Sophie Charlotte, entre outros.

A Globo vai recorrer a reprises compactadas também em outras faixas. No lugar de Salve-se quem puder, a aposta é em Totalmente demais, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e exibida originalmente entre 9 de novembro de 2015 e 30 de maio de 2016, em 175 capítulos. A trama estrelada por Marina Ruy Barbosa, Fábio Assunção e Juliana Paes entra no ar no próximo dia 30.

Éramos seis, que está na reta final, terminará de ser gravada amanhã e algumas cenas finais serão adaptadas para evitar que muitas pessoas se reúnam no set. A substituta, Nos tempos do imperador, também teve as gravações afetadas com o risco de contágio pela pandemia. Para a faixa, a Globo vai reexibir a novela Novo mundo, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, que foi ao ar de 22 de março a 25 de setembro de 2017.

Quanto à Malhação - Toda forma de amar, a emissora decidiu por encurtar em dez capítulos o folhetim, que terá episódios inéditos até o fim de abril. Depois, será transmitida Malhação - Viva a diferença, que passou de 8 de maio de 2017 a 5 de março de 2018, escrita por Cao Hamburger.

RECORD E SBT
A Record ainda não confirmou se as novelas terão alguma alteração. A emissora disse apenas que as gravações de Amor sem igual e Gêneses acontecem normalmente, respectivamente no Rio de Janeiro e no Marrocos. O país africano já anunciou a primeira morte relacionada ao novo coronavírus. Os demais programas da Record também seguem sem previsão de mudança.

No SBT, também segue sem definição a continuidade de capítulos inéditos de As aventuras de Poliana. As gravações da nova fase começaram no início de março, quando os casos do coronavírus ainda não eram alarmantes.

A emissora também avalia o uso de plateia em programas de auditório, como o quadro Passa ou Repassa, do Domingo Legal, que no último domingo passou sem plateia, assim como o Roda a roda Jequiti de sábado. Os programas de Raul Gil, Silvio Santos e A praça é nossa não têm gravações marcadas para esta semana. A princípio, as outras gravações com auditório continuam. As caravanistas estão sendo orientadas a não trazerem idosos acima de 65 anos e dizem disponibilizar álcool e orientar seu pessoal.


Alterações na grade de programação da Rede Globo em virtude do coronavírus:

PROGRAMAS
Saem
Mais você, Encontro, Se joga, Globo esporte

Entram
Mais tempo para o telejornalismo e o programa Combate ao coronavírus

NOVELAS
Sai (no final de abril)
Malhação - Toda forma de amar

Entra
Reprise compactada de Malhação - Viva a diferença

Sai (em 28 de março)
Éramos seis

Entra
Reprise de Novo mundo

Sai (em 28 de março)
Salve-se quem puder

Entra
Reprise de Totalmente demais

Sai (no próximo sábado)
Amor de mãe

Entra
Reprise de Fina estampa
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL