Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Parasita é o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar Oscar de Melhor Filme

Publicado em: 10/02/2020 00:32 | Atualizado em: 10/02/2020 02:03

 (Foto: Mark RALSTON / AFP)
Foto: Mark RALSTON / AFP
Considerado um dos filmes mais originais e fora do padrão da premiação, Parasita conquistou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O longa sul-coreano, dirigido por Bong Joon-ho, também conquistou prêmios de Melhor Filme no BAFTA, Globo de Ouro e a Palma de Ouro, em Cannes.

A vitória do filme representa um marco na história do Oscar, sendo não só o primeiro longa sul-coreano a ganhar uma estatueta, como também é o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o título de Melhor Filme. 

A história gira em torno de uma família pobre que vive à margem da sociedade, sempre tentando arrumar uma maneira de sobreviver. O filho, Ki-taek, vê uma forma de ajudar dando aulas inglês a uma garota rica. Com o passar do tempo, toda a família acaba encontrando uma maneira de usufruir dos benefícios da família rica, custe o que custar. 

Uma produção inteligente, com uma direção cirúrgica, se torna de longe o roteiro mais bem apresentado de toda premiação. Mistura humor, suspense e drama como nenhum longa hollywoodiano faz, fazendo com que esses gêneros estejam todos digeridos no filmes, às vezes numa única cena. Ou seja, assistir a esse filme levará o telespectador a uma montanha-russa de emoções.

Também, seu tema central, a questão de classe, é debatido de forma brilhante, com camadas bem construídas que levam a história a um nível “fora do comum” pela viradas no terceiro e quarto ato. Todo o olhar sobre os desfavorecidos, e o preconceito que sempre os acompanha, em contraste com os privilégios e falta de noção dos mais ricos, cria uma atmosfera de comédia ácida com forte crítica social.

Por isso, o filme promete uma experiência divertida, tensa e reflexiva, e diferente de tudo que o público está acostumado a assistir.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL