Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

II Mostra Carneiros-Tamandaré leva cinema para praia no pós-carnaval

Publicado em: 26/02/2020 18:13 | Atualizado em: 26/02/2020 19:14

Entre os longas exibidos na Mostra estão Swinguerra e Bacurau.  (Foto: Mario Bretz/Divulgação)
Entre os longas exibidos na Mostra estão Swinguerra e Bacurau. (Foto: Mario Bretz/Divulgação)
Após o carnaval e o marasmo típico da quarta-feira de cinzas, o cinema renova o fôlego com ares praianos no finalzinho do mês de fevereiro. Com visual tropical e calmaria, a II Mostra de Cinema dos Carneiros-Tamandaré leva a sétima arte para beira-mar com sessões de quinta-feira (27) até sábado (29). O evento conta com a exibição de 20 produções, entre longa e curtas. Nesta edição, além da Praia dos Carneiros, o evento ocupa Tamandaré e Rio Formoso com as sessões de cinema ao ar livre, junto com palestras e oficinas. 

Entre os principais responsáveis pela Mostra, está o empresário Lula Terra, que também é ator com passagem por filmes como O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), o último lhe rendeu fotografias por sites e jornais em todo o mundo com o célebre protesto da equipe do filme em Cannes. A mostra em si faz parte de uma paixão e trajetória do ator e empresário pelo cinema que começou ainda quando jovem. “Vem desde criança. Eu morava em Arcoverde e via filmes no Cine Rio Branco, um cinema centenário que tá lá até hoje. Eu passava a semana esperando para o final de semana ir na matinê”, relembra. A partir disso, esteve sempre ligado ao cinema e se tornou articulador do Cineclube Carneiros, que durou quinze anos até crescer e se transformar na Mostra. 

O festival homenageia o Cinema São Luiz no nome de usa principal sala.  (Foto: Mario Bretz/Divulgação)
O festival homenageia o Cinema São Luiz no nome de usa principal sala. (Foto: Mario Bretz/Divulgação)

Em sua sala principal, a Mostra homenageia o coração do cinema pernambucano: o Cinema São Luiz ganha um irmão, o Cine Seu Luiz. O espaço da sala é uma palhoça à beira-mar, fechada, climatizada, localizada na Pousada Praia dos Carneiros, com capacidade para 100 pessoas e ganhará esteiras de palha, telão e som 5.1. Além de referenciar o cinema icônico do Recife, a sala é uma homenagem ao pai de Lula. "Este ano a mostra ganhou uma nova cara. São dois novos pontos de exibição, com programação específica: Comunidade Quilombola Siqueira, em Rio Formoso, e o Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. Além das palestras e oficinas de capacitação que daremos gratuitamente. Nosso intuito, é contemplar a população da região, levando informação e exibição para onde as salas de cinema não chegam", conclui. Não à toa a preocupação com a democratização do cinema, que o longa Azougue Nazaré também será exibido na Comunidade Quilombola de Siqueira. 

Para a curadoria da segunda edição, o evento contou com a produtora Camila Valença, a roteirista e cineasta Letícia Simões e o colorista Pablo Nóbrega, além de Davi Oliveira e Danilo Oliveira, filhos de Lula que colaboram com o evento. Entre os filmes exibidos estão produções que marcaram o ano de 2019, que são atravessadas pelo mote democrático e político do evento. “Levamos sempre em consideração o que eu pensei como linha filosófica da Mostra: um combate ao racismo, misoginia, homofobia”, comenta Lula. Entre os destaques estão o Swinguerra, filme da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que representou o Brasil na 58ª edição da Bienal de Veneza.  Também o catártico Bacurau, de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, campeão de bilheteria e que dispensa apresentações. Outros dois pernambucanos que tiveram destaque no ano passado e serão exibidos é o documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes e Azougue Nazaré, de Tiago Melo. A programação de curtas conta com Ah!... Se Minha Vida Fosse Sempre Assim, de Marcelo Gomes; Os Minutos, de Sandro Guerra; Eva Maria, de Mariah Teixeira; Tempestade (2019), de Fellipe Fernandes;  Mamata (2017), de Marcus Curvelo.

 (Foto: Mario Bretz/Divulgação)
Foto: Mario Bretz/Divulgação

OFICINAS 
Dentro da programação da Mostra será realizado o projeto Documentando, capitaneado por Marlom Meirelles. São ao todo 20 vagas para uma oficina que passará pelo processo de realização de um documentário, abarcando processos essenciais para sua produção como roteiro, produção, captação e edição de um filme. As oficinas com 12 horas de aula acontecem das 14h às 18h, no Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré.

"Além de ampliar o repertório no campo do audiovisual e o acesso a conceitos e vanguardas da história do cinema, os estudantes são provocados a refletir sobre suas vivências e pensar narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade, identidade, entre outras. Ao final de cada oficina é produzido um documentário", explica Marlom Meirelles. 

SERVIÇO
II Mostra de Cinema dos Carneiros-Tamandaré
Quando: Hoje até sábado (29) de fevereiro
Onde: Cine Seu Luiz (Pousada Praia dos Carneiros), Praia dos Carneiros, e Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. Comunidade Quilombola Siqueira, em Rio Formoso. Sempre das 15h às 20h30
Quanto: Gratuito

Programação:

QUINTA-FEIRA
Swinguerra 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h10 

Quando Elas Cantam
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h40

Se cria assim 
Onde: Tela na Praia, 16h10 

Greta
Onde: Cine Seu Luiz, às 16h25

Azougue Nazaré 
Onde: Tela na praia, às 19h

Azougue Nazaré
Onde: Comunidade Quilombola Siqueira, às 18h20

SEXTA-FEIRA
Thynia
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h 

Nada 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h20 

Thats a Lero Lero 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h45 

Guaxuma 
Onde: Cine Seu Luiz, às 16h05 

Zé Pedro Rock'n Roll 
Onde: Cine Seu Luiz, às16h25 

Casa
Onde: Tela na Praia, às 19h 

Estou me guardando para quando o carnaval chegar
Onde: Forte Santo Inácio, às 18h30

SÁBADO 
Ah!... Se Minha Vida Fosse Sempre Assim 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h

Os Minutos 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h10 

Eva Maria 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h15 

Tempestade 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h20 

Mamata 
Onde: Cine Seu Luiz, às 15h40 

A Serpente
Onde: Cine Seu Luiz, às 16h05 

Bacurau 
Onde: Tela na Praia, às 18h 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL