Viver
CINEMA
Crítica: Jojo Rabbit utiliza o riso como mecanismo de crítica à guerra
Publicado: 06/02/2020 às 10:40

O longa satírico de Taika Waititi concorre ao Oscar de Melhor Filme./Foto: Fox/Divulgação
A arte e, é claro, o cinema por muitas vezes utiliza do riso como mecanismo de desarme. Principalmente como ferramenta iconoclasta: para muito realizadores, ridicularizar os poderosos é, em algum nível, uma forma de derrotá-los. Isso não é de agora, basta voltar aos anos 1940, quando Chaplin escreveu, protagonizou e dirigiu O grande ditador. O longa que satiriza as figuras de Hitler e Mussolini, em plena Segunda Guerra, recebeu várias indicações ao Oscar e entrou para os cânones do cinema. Em gesto semelhante, Taika Waititi dirige, escreve e atua seu aclamado Jojo Rabbit, um filme que acompanha o amadurecimento de um garoto da juventude hitlerista. O longa, que também disputa várias estatuetas, entre elas a de melhor filme, chega hoje às salas de cinema do Recife.
Vale ressaltar que Watitti divide o protagonismo com o talento mirim de Roman Griffin Davis, que interpreta Johannes. O jovem idealista tem o sonho de ser um soldado nazista e lutar na guerra. Wattiti é seu amigo imaginário, um Hitler pastelão ao estilo Monty Python. O diretor neozelandês, conhecido por comédias como O que fazemos nas sombras e Thor: Ragnarok, encontra no humor satírico uma crítica sólida à Segunda Guerra Mundial e aos regimes totalitários. O que conturba a vida idílica ariana do garoto é a presença de Elsa (Thomasin McKenzie), uma garota judia que sua mãe Rosie (Scarlett Johansson) escondeu no porão. A situação gera momentos cômicos e emocionais, que observamos através da imaginação de uma criança criada em um estado de exceção de poderoso aparelho coercitivo. Para quem gosta de humor obscuro, o filme consegue colocar as peças nos lugares certos para render situações de potencial cômico. Que pelas reações na sala de cinema deve dividir bem o público.
Talvez a maior dificuldade de Waititi seja gerar alguma emoção que não seja o desconforto ou o humor. Mesmo quando tenta construir arcos dramáticos e explora o emocional dos personagens, o desconforto parece imperar. Existe uma tentativa honesta de dar o peso da guerra ao mundo idílico de Jojo, mas não convence - ao menos, não tanto quanto o humor. De qualquer forma, o riso desarma os perigos de se voltar a um dos períodos mais grotescos da história da humanidade. O filósofo e linguista Mikhail Bakhtin acreditava que o riso é “uma vitória sobre o medo”. Talvez seja essa a intenção mais nobre de Waititi.
UCI Day
Maratona dos indicados a melhor filme no Oscar com sessões da rede UCI aos preços de R$ 15 e R$ 7,50 (meia)
Quinta-feira (06)
1917
Recife: 14h20
De Lux Recife: 14h20
Plaza: 14h20
Tacaruna: 14h20
Adoráveis mulheres
Recife: 22h20
Coringa
Recife: 19h45
De Lux Recife: 19h45
Plaza: 19h45
Tacaruna: 19h45
Era uma vez em... Hollywood
Recife: 22h20
De Lux Recife: 22h20
Plaza: 22h20
Tacaruna: 22h20
Ford vs Ferrari
Recife: 15h00
De Lux Recife: 15h00
Plaza: 15h00
Tacaruna: 15h00
Jojo Rabbit
Recife: 18h05
De Lux Recife: 18h05
Plaza: 18h05
Tacaruna: 18h05
Parasita
Recife: 16h55 e 20h30
De Lux Recife: 16h55 e 20h30
Plaza: 16h55 e 20h30
Tacaruna: 16h55 e 20h30
Sexta-feira (07)
1917
Recife: 22h20
De Lux Recife: 22h20
Plaza: 22h20
Tacaruna: 22h20
Adoráveis mulheres
Recife: 22h20
Coringa
Recife: 16h55
De Lux Recife: 16h55
Plaza: 16h55
Tacaruna: 16h55
Era uma vez em... Hollywood
Recife: 13h40
De Lux Recife: 13h40
Plaza: 13h40
Tacaruna: 13h40
Ford vs Ferrari
Recife: 17h15
De Lux Recife: 17h15
Plaza: 17h15
Tacaruna: 17h15
Jojo Rabbit
Recife: 20h20
De Lux Recife: 20h20
Plaza: 20h20
Tacaruna: 20h20
Parasita
Recife: 14h30 e 19h30
De Lux Recife: 14h30 e 19h30 Plaza: 14h30 e 19h30
Tacaruna: 14h30 e 19h30
Últimas

Mais Lidas
