CINEMA
Além de Parasita: conheça outros 10 filmes do cinema sul-coreano
Por: Alice Carvalho
Publicado em: 13/02/2020 17:47 | Atualizado em: 13/02/2020 18:05
![]() | |
Foto: Divulgação |
Após a vitória histórica de Parasita no Oscar, mais do que nunca o cinema sul-coreano tem ganhado visibilidade para o resto do mundo. O longa, dirigido por Bong Joon-ho, conquistou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme, sendo a primeira produção de língua não-inglesa a conquistar categoria de Melhor Filme na história da premiação. Sendo assim, você não pode deixar de conferir essa lista com dez filmes do cinema sul-coreano.
A Criada (2016)
![]() |
Um dos filmes mais famosos do cinema sul-coreano, A Criada é uma produção inteligente e sensual dirigida por Park Chan-wook. O drama, que se passa na Coreia do Sul no anos 1930, conta a história de uma jovem chamada Sookee que vai trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que é bastante isolada do mundo e vive com um tio autoritário. Contudo, a personagem tem segundas intenções e a partir daí o roteiro constrói uma trama cheia de reviravoltas, levando a uma experiência catártica.
Oldboy (2003)
![]() |
Neste longa, dirigido também por Park Chan-wook, o tema principal é a vingança. Dae-Su é um homem que após ser raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, é inexplicavelmente solto e toma como objetivo descobrir quem fez isso com ele e sua motivação. O longa fala sobre temas fortes e tabus, sem qualquer escrúpulo, consegue dar vida a personagens icônicos e viscerais, com destaque para a atuação do principal, Choi Min-sik. O filme está sempre trazendo à tona violência do cinema sul-coreano, e vai se tornando algo inimaginável e incômodo, culminando em um dos roteiros mais bem escritos do cinema.
Em Chamas (2018)
![]() |
Indicado à Palma de Ouro em Cannes, a mais alta premiação do festival, ‘Em Chamas’ é um longa com um ritmo lento, bem diferente dos outros. Com direção de Lee Chang-dong, o filme é um drama romântico, com forte crítica de classes. Conta a história de de um humilde entregador, Jong-soo, que após anos se reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. Após viverem um romance, a garota viaja para África e volta com um namorado rico e misterioso, fazendo Jong-soo observar cada passo do jovem para descobrir o que ele tem a esconder.
Invasão Zumbi (2016)
![]() |
Invasão Zumbi, dirigido por Yeon Sang-ho, é um filme do gênero que é fora do comum. Além do roteiro bem escrito e até complexo, o filme passeia por gênero como humor, drama e terror de forma muito fluída, fazendo o telespectador ter uma experiência cheia de emoções. O enredo se passa na Coreia do Sul, quando o país decreta estado de emergência após um vírus desconhecido se espalhar. O roteiro acompanha um pai ausente que está levando sua filha para Busan visitar a mãe e acaba tendo que lutar com todas as suas forças para salvar sua vida e de sua filha.
Memórias de um Assassino (2003)
![]() |
Mais um brilhante filme de Bong Joon-hoo, Memórias de Assassino é um excelente suspense e drama policial que foge do padrão do gênero, principalmente dos filmes Hollywoodianos. O longa se passa na Coreia do Sul do final dos anos 80, quando uma jovem mulher é encontrada morta com sinais de tortura. Os detetives, Park Doo-Man e Cho Yong-koo, são responsáveis pelo o caso de um possível assassino em série. O longa é um suspense que carrega forte críticas, como de costume no cinema de Bong Joon-ho. Levanta questões sobre abuso policial, banalização da violência e tortura, em um enredo com várias tramas secundárias que se amarram perfeitamente bem.
Mother - A Busca Pela Verdade (2009)
![]() |
Mais um longa do premiado Bong Joon-ho, o diretor mostra seu talento com um de seus melhores filmes. O enredo, com tramas muito bem amarradas, se ocupa em apresentar o lado mais visceral dos desejos e ações humanas, levando o telespectador a uma perplexidade misturada a aflição. A história parte de uma situação já bem angustiante, que vai aumentando ao longo do filme, a qual uma mãe precisa provar a inocência do filho, acusado de ter assassinado uma jovem.
O Lamento (2016)
![]() |
Outro filme que é um excelente exemplo de como o cinema sul-coreano consegue misturar gêneros com primazia é O Lamento, dirigido por Na Hong-jin. O longa é um terror com ficção científica que conta a história de uma aldeia pacata que acaba sofrendo uma onda de assassinatos cruéis. Misturando zumbis, com fantasmas, demônios e xamãs, a produção também conta com forte carga de humor, trazendo à tona o grotesco e o rídiculo, funcionando muito bem com o terror.
Eu Vi O Diabo (2010)
![]() |
Um filme para poucos, Eu Vi O Diabo é para quem se considera com estômago forte. Dirigido por Jee-Woon Kim, a produção é um terror que não dispensa no quesito violência. O enredo gira em torno da história de Kim Soo-hyeon, um agente secreto que inicia um jogo de gato e rato com o perigoso psicopata Kyung-chul após ele ter matado sua noiva. Uma visão chocante, extrema e visceral sobre vingança, é um dos filmes mais marcantes do cinema sul-coreano.
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003)
![]() |
Saindo da proposta de filmes violentos, podemos encontrar os filmes de Kim Ki-Duk. Neste longa, acompanha-se a história de um jovem que vai viver com um velho monge e como se dão suas experiências de vida, que são contadas com passar das estações. O filme tem um ritmo lento, bem diferente das produções frenéticas sul-coreanas, e é bastante filosófico.
Casa Vazia (2004)
![]() |
Neste romance dramático, indicado ao Leão de Ouro, também encontra-se uma proposta mais contemplativa e reflexiva. Dirigido por Kim Ki-Duk, a longa apresenta Tae-suk, um jovem nômade que tem o hábito de invadir residências e ficar lá até que seus donos voltem. No entanto, ele se depara com uma jovem sofre um relacionamento abusivo e decide ajudá-la. Certamente, não é o oposto de assistir filmes violentos e vingativos como os que geralmente são apresentados no cinema sul-coreano, mas é uma proposta bem diferente, extremamente metafórica, honesta e sensível.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS