Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

O Bonde Lírico desfilará homenageando a La Ursa no Recife Antigo

Publicado em: 29/01/2020 19:26 | Atualizado em: 29/01/2020 19:27

 (Foto: Guilherme Camillo/Divulgação)
Foto: Guilherme Camillo/Divulgação
Pedindo dinheiro aos foliões, a La Ursa já é uma figura que habita o imaginário carnavalesco em Pernambuco. É com a participação desse personagem que o Bloco Lírico O Bonde realizará mais um acerto de marcha em 2020, com desfile neste domingo (2), às 16h, com concentração em frente ao Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O cortejo sairá pelas ruas em direção ao Bar do Mamulengo, local onde será finalizada a apresentação. O acesso à brincadeira é gratuito.

De acordo com Cid Cavalcanti, fundador do bloco O Bonde, o personagem Urso do carnaval ou a La Ursa foi registrado pela primeira vez em uma crônica publicada em 1948. Ficou realmente conhecido durante as décadas de 1950 e 1960. "Queremos resgatar o lúdico dos antigos carnavais de ruas de nossa cidade apresentando para as novas gerações esse personagem tão rico e irreverente da nossa folia", enfatizou Cid Cavalcanti.

No desfile, a La Ursa faz aparição com veste tradicional com toques de contemporaneidade, carregando sua sacolinha e uma maquineta para receber em débito ou crédito. "Em nosso bloco só é pirangueiro quem realmente quiser. Sabemos que muita gente não anda mais com dinheiro e como nossa La ursa é moderna implementamos esse acessório a fantasia do personagem", explica Cid Cavalcanti que entra na brincadeira e sairá fantasiado do dono da La ursa.

O Bonde volta a sair pelo Recife Antigo no próximo domingo (9), desta vez com programação infantil: o Bondinho. No Carnaval, a agremiação desfila na segunda e na terça-feira, sempre às 15h, nas proximidades do Paço Alfândega. Fundado em 1991, a agremiação carnavalesca ganhou as ruas do estado por suas alegoria e fantasias sempre utilizando vermelho, branco e dourado. Este ano, serão realizadas várias apresentações até o carnaval 2020. Os dois últimos ocorrem nos dias 23 e 24 de fevereiro, às 16h no Paço Alfândega.

SERVIÇO
O Bonde Lírico
Onde: Shopping Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife)
Quando: neste domingo (2)
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL