Calunga

Homem da Meia-Noite se prepara para celebrar 88 anos com grande cortejo em Arcoverde

Publicado em: 31/01/2020 10:00 | Atualizado em: 31/01/2020 21:52

Foto: Camila Pifano/Esp.DP
A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, se prepara para celebrar o aniversário do gigante mais amado do carnaval pernambucano. O Homem da Meia-Noite viajará 261 quilômetros neste domingo (02), para comemorar 88 anos de história com grande festa junto aos sertanejos pernambucanos. Mais de 20 grupos já confirmaram presença. A concentração será às 16 horas, no largo do Centro Comercial de Arcoverde (CECORA) já o cortejo terá início às 17h, encerrando com apresentações no palco principal. 

O tema escolhido pelo Calunga para o desfile oficial desde ano foi “Chover”, em referência à canção do Cordel do Fogo Encantado, que é um dos homenageados deste ano, junto ao cantor Rogério Rangel e o Maestro Oséas. E foi justamente o lugar onde o grupo gravou o clipe icônico da música, que o gigante resolveu comemorar mais uma primavera. Na ocasião haverá a entrega da roupa oficial do carnaval de 2020. “Há muito tempo o calunga vem exaltando a vida e a consciência ambiental, principalmente na preocupação com a emissão do gás carbônico. A ideia do chover nada mais é que a exaltação a vida. A água é indispensável e sem ela a gente não vive. O nosso tema é um grito de alerta. Ou a gente cuida ou vamos desaparecer. Sem água a gente não vive. Eu espero que este tema seja refletido nos quatro cantos. Será uma festa de muita alegria!, conta Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite. 

Não é de hoje que a festa do Calunga tem arrastado uma multidão em lugares nunca imaginados. Em 2019, em um momento histórico o gigante subiu o Morro da Conceição para fazer ecoar pelas ladeiras “A voz do Morro”. Mais de 50 grupos participaram da celebração. Este ano não será diferente. Vários grupos de diversas regiões estão se organizando para bater o parabéns mais místico da cultura pernambucana.  “O Homem da Meia-Noite ultrapassou fronteiras e hoje é conhecido no mundo inteiro. Quando a gente leva um grupo para o sertão, unimos os laços com o povo pernambucano”, ressalta Adolpho.  

Lista de agremiações confirmadas 

Boi Maracatu 
Boi Diamante 
Boi Arcoverde 
Boi Cafuné 
Sertão Maracatu 
Maracatu Raízes do Sertão 
Baque Mulher 
Samba de Coco Raízes 
Samba de Coco das Irmãs Lopes 
Samba de Coco Fulô do Barro 
Samba de Coco Trupé 
Quebra Coco Aliança 
Afoxé Ya Omi Ogunté
Riso da Terra 
Teatro de Retalhos 
Dj Benedita 

Percurso
O cortejo sairá do centro da cidade até a Matriz do Livramento, seguindo pela Rua Leonardo Pacheco Duque até o Pátio de Eventos, no Alto do Cruzeiro, onde estará o palco com os homenageados  entre eles, os homenageados Cordel do Fogo Encantado, Rogério Rangel e Maestro Oséas.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL