Olinda

'Barão de Água Preta' ganha as ruas do Sítio Histórico de Olinda neste domingo

Publicado em: 31/01/2020 21:29 | Atualizado em: 01/02/2020 02:43

Foto: Divulgação

Neste domingo (02), o Gigante Barão de Água Preta irá ganhar as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda com o cortejo oficial da agremiação. O desfile homenageará a matriarca Dona Montinha, uma das fundadoras, que faleceu no dia 7 janeiro deste ano, aos 74 anos. A concentração será nos Quatro Cantos, às 14h. Já a saída acontecerá às 16 horas e será conduzida por passistas, mini trio, orquestra e clarins. 

O gigante tem divulgado o nome da cidade de Água Preta, localizada a 143 quilômetros da capital. Ele foi criado no dia 25 de abril de 2017 com a intenção de enaltecer a cultura popular e a força do povo da cidade. "O barão é o primeiro boneco gigante do município e representa cada habitante daqui, que mesmo diante das dificuldades, não perde o sorriso e a alegria de fazer carnaval", revela o presidente André Freitas, conhecido como André Barão. 

Foto: Divulgação


Para além do carnaval,  o grupo realiza diversos trabalhos sociais, principalmente no tocante ao acesso ao esporte. "A gente montou um time na cidade junto com amigo profissional de educação física. Na primeira vez que disputamos ficamos em primeiro lugar no Campeonato Pernambucano Sub -20. Ele se chama UNA CITY", revela André. 

Homenagem 
Maria do Monte da Silva Freitas, a Dona Montinha, nasceu no dia 29 de dezembro de 1945. Fã de Cariri, Homem da Meia-Noite, Pitombeira e Elefante, participou de vários desfiles ao longo dos carnavais. "A minha mãe era uma foliã tão apaixonada que chegava a imendar por diversas vezes o desfile do calunga com a saída do Cariri", relata. 

Dona Montinha, uma das fundadoras do bloco.  (Foto: Cortesia)
Dona Montinha, uma das fundadoras do bloco. (Foto: Cortesia)
 
O presidente recorda que desde criança a mãe sempre se preocupou em incentivar a cultura e ajudar nos projetos. "Mesmo evangélica, ela nunca deixou de contribuir para a divulgação da cultura. Era ela que costurava as roupas dos bonecos O Presidente, da cidade do Paulista, e o Sarado Pé de Barro, de Olinda", conta. 

O último desfile do Barão que ela participou aconteceu no  dia 3 de agosto, da Rua David Madeiros, em Água Preta e arrastou centenas de foliões com mais de 30 bonecos gigantes. "O luto pela perda é grande. Por mim eu não sairia no domingo, mas o pedido dela foi que a gente desfilasse. E será em homenagem a ela que iremos desfilar", desabafa.  

Percurso
O desfile sairá dos Quatro Cantos e seguirá pela Rua Bernardo Vieira de Melo, Ribeira, Rua de São Bento, Prefeitura de Olinda, Rua 27 de janeiro, Pitombeira, Rua Prudente de Morais, Quatro Cantos, Ladeira da Misericórdia e encerra na sede da Rebilleuyras, na Rua do Bonfim. 
 
Serviço
Desfile do Barão de Água Preta
Quando: 2 de fevereiro de 2020.
Onde: Quatro Cantos, Olinda.
Horário: 15h
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL