Diario de Pernambuco
Busca

JEOVÁ DA GAITA

Morre o instrumentista Jeová da Gaita aos 76 anos

Publicado em: 10/12/2019 09:13 | Atualizado em: 10/12/2019 16:32

Jeová da Gaita em apresentação no projeto Vitrine em 2008. (Credito: Gil Vicente/DP/D.A Press. )
Jeová da Gaita em apresentação no projeto Vitrine em 2008. (Credito: Gil Vicente/DP/D.A Press. )
Conhecido como Jeová da Gaita, o músico Jehovah Tavares Lucena faleceu nesta terça-feira (10), aos 76 anos. Ele estava internado desde o último sábado (7) no Hospital Esperança, em Olinda, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). O sepultamento será realizado às 16h desta terça, no Cemitério de Santo Amaro, na RMR.

O músico ficou conhecido pela virtuosidade na condução da gaita. Por sua contribuição para música pernambucana, Jehovah foi homenageado da 2ª edição do Festival de Choro João Pernambuco, em 2017, produzido por  Wagner Staden. Rubem França, Alexandre Rodrigues, Bozó 7Cordas, Quinteto Arraial, Vinícius Sarmento, Brasil Sonoro e Arthur Philipe se apresentaram na edição.

Em entrevista concedida na época da homenagem, o artista relembrou que, quando começou a investir na carreira musical, a gaita era considerada um "brinquedo de criança" e "sequer tinha partitura". Ele conheceu o instrumento quando assistiu o filme Sempre no meu coração, de Jo Graham, lançado em 1942.

Em 1957, Jehovah, ainda criança, tocou a música tema do filme em um programa de rádio local. Ele adorava o ofício, mas se afastou da música por 16 anos. Se dedicou à fotografia em um ramo mais ligado à publicidade, chegando a dar oficinas. Nos anos seguintes, ele voltou à música por insistência de amigos.

Jeová da Gaita também era sobrinho do cantor Claudionor Germano, atualmente com 87 anos, e do poeta e artista plástico Aberlado da Hora, falecido em setembro de 2014.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL