Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

luto

Aos 92 anos, morre o artista plástico Francisco Brennand

Publicado em: 19/12/2019 12:17 | Atualizado em: 19/12/2019 18:12

 (Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP)
Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP

O artista plástico Francisco Brennand morrreu na manhã desta quinta-feira (19). Ele estava internado no Real Hospital Português após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia. A informação foi confirmada por um amigo do artista. Em nota, o Hospital informou que o ceramista estava internado há 10 dias. O corpo de Brennand será velado a partir das 16h na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. A cerimônia será aberta ao público e, às 20h será celebrada uma missa de corpo presente no interior da capela. A cremação será realizada nesta sexta (20), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.


Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand iniciou a sua formação artística em 1942, aprendendo a modelar com Abelardo da Hora (1924). Em seguida, recebeu influências de pintura de Álvaro Amorim e Murilo Lagreca. Em seus quadros, estão presentes flores e frutos que parecem flutuar no espaço, explorando o uso de linhas simplificadas e cores puras. O gosto pela cerâmica foi incentivado por obras de Pablo Picasso, Joán Miró e Léger que teve contato durante uma estada em Paris. 

 

Ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador e gravador, Brennand iniciou a restauração da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no Bairro da Várzea, na zona Oeste do Recife, ainda em 1971, quando transformou a velha olaria, propriedade do pai, em ateliê. No local, estão expostos permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas.


NOTA DO REAL HOSPITAL PORTUGUÊS
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, 92 anos, faleceu nesta quinta-feira (19/12), por volta das 11h, em decorrência de complicações de uma infecção respiratória. Ele estava internado no Real Hospital Português há 10 dias. Velório será realizado na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Confira a última entrevista do Diario com o artista em vídeo:



SAIBA MAIS
O Recife de Brennand: confira onde estão as obras do artista plástico pela cidade
Artistas pernambucanos lamentam a morte de Francisco Brennand
Prefeitura do Recife decreta luto oficial de três dias pela morte de Francisco Brennand
'Devem pensar que sou louco', diz Francisco Brennand, que lança seus diários neste sábado
Oficina de Brennand preserva a história de um dos maiores símbolos das artes plásticas

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Votação define hoje o segundo turno das eleições municipais
Teatro do Parque: a volta à vida de um gigante centenário
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco