Abebé de Prata
Oscar da Cultura Negra acontece neste domingo, no Teatro Barreto Júnior
Por: Samuel Calado
Publicado em: 10/11/2019 12:48 | Atualizado em: 10/11/2019 13:15
O Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, recebe na noite deste domingo (10), o tradicional Troféu Abebé de Prata Mãe Dada, considerado o "Oscar da Cultura Negra". Ele foi idealizado pelo Abassá Omim Axé de Dandalunda e tem a intenção de valorizar os profissionais envolvidos com a cultura e a religiosidade de matriz africana. Entre os homenageados, estão o cantor Pinha Brasil e a Tribo Indígena Carijós do Recife. O evento terá início às 18h30, e contará com entrega de troféus e apresentações culturais. A entrada é gratuita.
Um espetáculo especial dedicado ao orixá Iemanjá será apresentado na abertura do Oscar. Ele é assinado pela bailarina, produtora e coreógrafa Joana D'arc Santana. A apresentação descortina a beleza da ancestralidade africana e a importância da cultura negra na formação da identidade brasileira. O grupo de balé é composto por cinco artistas especializados em cultura e religiosidade de matriz afro e indígena. O bailarino e coreógrafo Alexsandro Santos, que interpreta o orixá Xangô no Afoxé Alafin Oyó, fará uma participação especial no evento. Além da apresentação cênica, haverá participação especial dos cantores Chris Mendes, Amauri Nascimento e Telmo Santiago.
O babalorixá Gleidston Gilá, do Abassá Omim Axé de Dandalunda, conta que em cada ano, o evento traz uma energia especial e dá visibilidade aos que divulgam a cultura africana nos 365 dias do ano. "Criamos esse evento para confraternizar com o povo de terreiro. Esse evento foi criado sem apoio nenhum do governo do estado. É uma forma que a gente tem de homenagear este trabalho que é feito como pessoas, instituição e artista", ressalta.
Confira a lista dos homenageados
Mestre Pinha Brasil (cantor)
Mãe Marinalva (Embaixatriz do Candomblé)
Fabiano Santos (Presidente do Afoxé Alafin Oyó)
Tribo Carijós do Recife
Chris Mendes
Edir Ribeiro (artista plástico baiano)
Pai Cleiton de Ogum (Jaboatão)
Mãe Laurinete (Coco de Iaiá)
Jô Mazzarolo (Diretora de Jornalismo da Globo em Pernambuco)
Canal cor do Axé
Maracatu Cambinda Estrela
Rádio Frei Caneca
Hugo Canuto (Salvador)
Mãe Carmen Virgínia (Altar Ancestral)
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS