Luto

Morre Zé Galdino, mestre de maracatu e ciranda, aos 69 anos

Publicado em: 26/11/2019 13:50

 (Foto: Facebook/Divulgação)
Foto: Facebook/Divulgação

Zé Galdino, um dos principais mestres de maracatu e ciranda de Pernambuco, faleceu na última segunda-feira (25), aos 69 anos. Ele faleceu após complicações causadas por um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro. José Galdino dos Santos estava internado no Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O velório começou a ser realizado na manhã da terça (26), na casa de sua família em Ferreiros, na Zona da Mata, onde residia atualmente. O sepultamento será no Cemitério Municipal da cidade, a partir das 15h.

Também conhecido por ser um exímio repentista, Galdino começou a carreira na cultura popular aos 27 anos de idade. Durante sua trajetória, venceu vários festivais de violeiros e foi destaque em sambadas. Ele comandou o grupo Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires e fundou o Maracatu Beija Flor de Ferreiros, ambos em cidades da Zona da Mata. O município de Buenos Aires, inclusive, decretou luto de três dias pela morte do mestre.

Nas redes sociais, o músico pernambucano Siba publicou um texto em homenagem ao mestre. "Herói maior do ofício de Poesia na Zona da Mata Norte Pernambucana, que já sente e seguirá sentindo a sua falta. Seu legado tem o tamanho e a beleza que poucos tem a capacidade de construir uma vida. O País que ignorou sua existência e partida também ignora a própria força e beleza e assim segue fingindo ser o que não é e não pode", diz o texto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL