Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Cultura

'Feijão de Ogum' celebra 15 anos do Afoxé Omô Nilê Ogunjá neste sábado, no Ibura

Publicado em: 05/10/2019 09:00 | Atualizado em: 05/10/2019 01:51

Foto: Reprodução/Facebook

Neste sábado (05), a comunidade do Ibura, na Zona Sul do Recife, será palco da comemoração dos 15 anos do Afoxé Omo Nilê Ogunjá. A celebração foi batizada como "Feijão de Ogum" e receberá vários grupos culturais a partir das 15h, na quadra da Academia da Cidade, localizada no alto da ladeira da Cohab, na UR 1.
 
O Afoxé é um dos mais tradicionais do estado de Pernambuco. Ele foi fundado no dia 4 de outubro de 2004 e desde então, já se apresentou nos principais palcos e eventos de promoção à identidade negra. Além da expressividade em cena, tem um importante trabalho social dentro e fora da comunidade, oferecendo atividades de dança, música, canto, toque e indumentária. 

Em sua história, o grupo já gravou dois álbuns, o "Berços dos Ancestrais" e "Odara". Realizou também dois documentários com a intenção de contribuir para a divulgação da cultura negra no Brasil. As produções audiovisuais "Ikomòjadé" e "Sou Eu", foram exibidas dentro e fora do país e são utilizadas como referências na pesquisa sobre a temática. Os encontros geralmente acontecem a cada quinze dias na Quadra da Academia da Cidade.

Foto: Reprodução/Facebook

O evento que acontece neste sábado tem o objetivo de reverenciar o orixá Ogum, que é patrono do grupo. Divindade africana ligada à guerra e a metalurgia. A feijoada, um dos pratos mais comuns produzidos nas senzalas pelos africanos e descendentes escravizados no Brasil, resgata a lembrança da resistência dos negros contra o sistema escravagista da época. Ela será distribuída gratuitamente, a partir das 17 horas. 

[FOTO3]
É justamente na força de Ogum e São Jorge, que o grupo encontra energia para seguir em frente no enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa. Além Omô Nilê, que é o anfitrião da festa, estarão presentes os grupos Coco Raízes de Arcoverde, Pérola do Samba e os artistas Andreia Luiza, Leide do Banjo e Leno Galeria. A entrada é gratuita. A organização do evento informa que haverá barracas comercializando bebidas e comidas de terreiro. 

Confira a programação 

15h - Cortejo dos Afoxés Omô Nilê Ogunjá, Ará Omim e Lideranças religiosas do candomblé
17h - Tambores de Ògún
18h - Grupo Pérola do Samba e a participação especial da cantora Andreia Luiza, Leide do Banjo e Leno Galeria. 
19h - Coco de Besouro Mangangá
20h - Coco Raizes de Arcoverde.
21h -  Encerramento solene com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá.


Serviço 
Feijão de Ogum com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá 
Quando: 05 de outubro de 2019. 
Onde: Academia da Cidade da UR-01. 
Horário: A partir das 15h. 
Informações: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Irmão de George Floyd pede à população: votem!
Polícia Federal apreende drogas enviadas por encomenda
02/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
01/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco