Viver
literatura
Escritora pernambucana une psicologia e arte em livro de poesia
Publicado: 03/10/2019 às 11:43

Foto: Leandro de Santana/Esp. DP/
"Também resolvi me aprofundar nas inquietações sobre os tempos velozes que estamos vivendo, e a forma como afetam nosso dia a dia e como a poesia presente no cotidiano, que muitas vezes passa despercebida, pode levar ao encontro com nós mesmos, desafiando as urgências e a pressa, marcas da sociedade atual”, explica a psicóloga Raíza.
O coletor foi escrito no mesmo período em que a autora realizava seu doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, conciliando estudos, aulas e pesquisas na área de psicologia da arte. “Eu sou aquela que escreve poesia, mas também há um impulso de cronista em mim. Habitam em mim muitos eus: escritora, professora, cientista, psicóloga e quiçá mais alguns que pretendo desenvolver ainda. Eu preciso das palavras para estar no mundo”, afirma.
Para ela, o maior desafio é relacionar a ciência com a arte, tradicionalmente vistos de forma isolada. “Gosto de explicar a partir do verbo ‘transitar’ que traz a ideia de fluidez e movimento, mas sem perder os contornos e as características essenciais. Os campos são distintos, mas há possibilidade de diálogo. É nisso que acredito”, reflete.
Últimas

Mais Lidas
