Diario de Pernambuco
Busca

AVENIDA BRASIL

Carminha está de volta: Adriana Esteves relembra uma de suas personagens mais marcantes

Publicado em: 07/10/2019 13:55

Foto: Reprodução
Louvada e consagrada como uma das vilãs que o Brasil amou odiar, Carmen Lúcia ou simplesmente Carminha, está de volta à tela da TV Globo, nesta segunda-feira, no Vale a Pena Ver de Novo. A personagem da novela Avenida Brasil, interpretada pela atriz Adriana Esteves, ficou conhecida internacionalmente pela maldade e o humor. Sete anos depois da primeira exibição, Adriana Esteves falou sobre a importância de Carminha para sua carreira.

Entrevista Adriana Esteves

Carminha é uma das vilãs mais consagradas da teledramaturgia brasileira. Como é para você ter representado uma personagem com tanta força e repercussão?

Carminha foi, sem dúvida, uma personagem absolutamente marcante. Ter recebido a missão de encarar esta personagem foi um presente e tanto de João Emanuel Carneiro, autor da novela, e da direção da Globo.

Qual foi a cena mais difícil de gravar em Avenida Brasil?

Não consigo dizer qual cena pode ter sido mais difícil. Todas exigiam muita dedicação, mas ao mesmo tempo, todas eram extremamente coerentes e inspiradoras. ‘Avenida Brasil’ foi uma novela que arrancou de todos os envolvidos o melhor e mais criativo.

Qual a pior maldade de Carminha?

Maltratar e debochar da filha.
 
Você acreditou que a personagem fosse se redimir em algum momento?

Sim. Eu sempre enxerguei humanidade na personagem. Sempre entendi suas dores e sua solidão. A maternidade precoce, o amor e incapacidade de criar o filho, a miséria em que nasceu. Fatos que me faziam entender esta mulher.

Apesar de ser uma vilã, as pessoas adoram a Carminha. Qual o principal ingrediente da personagem que justifica esse fato?

Ela era cara de pau. Corajosa e divertida. Enxergava a vida com inteligência e humor.

Algumas falas da Carminha estão na boca das pessoas até hoje. Como é para você sentir a personagem tão viva sete depois de a novela ter sido exibida?

Ela nunca sairá de mim. Tenho verdadeira paixão por este trabalho.

Qual foi a sua reação ao saber que a novela seria exibida no ‘Vale a Pena Ver de Novo’?

Tem um lado meu que queria guardá-la na memória. Mas tenho que comemorar que esta excelente novela será vista por tantos que não tiveram a oportunidade de ver quando exibida pela primeira vez, e revista por quem amou. 

Você guarda alguma saudade da personagem, da época das gravações?

Esta novela me trouxe muitas alegrias. Muitas, muitas mesmo. Em primeiro lugar, grandes parceiros que se tornaram enormes amigos. Conheci pessoas com quem vou querer trabalhar junto para sempre. Me trouxe também reconhecimento internacional e lindos convites para cinema e séries. Fora uma enorme realização profissional.

A afinação entre o elenco é nítida para quem assiste à novela. Qual a importância disso para o trabalho?

Este elenco é também a chave do sucesso. A novela conta com uma direção estupenda, fotografia, figurino, arte, cenografia. Uma equipe de primeiríssima. E o elenco é primoroso. Extremamente bem escalado. Todos. Tanto é que todos fizeram muito sucesso.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL