Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Viver

Música

Bons Sons: Ex-Sonic Youth, Kim Gordon lança forte álbum solo

Coluna também traz lançamentos de Freddy Mercury, Rocketship, The Devil Wears Prada e Bodega

Publicado em: 16/10/2019 08:00 | Atualizado em: 15/10/2019 22:11

Kim Gordon é um dos principais nomes do rock alternativo desde a década de 1980. Foto: Wikimedia Commons
Demorou muito, demais mesmo, mas o momento chegou. No home record, lançado na sexta-feira, é o primeiro álbum solo de um gênio não apenas da música, mas da cultura alternativa como um todo. A estreia tardia  da americana Kim Gordon, ex-vocalista, baixista e guitarrista do Sonic Youth, é uma nova etapa, por assim dizer, de uma vida nova. Oito anos atrás, Kim colocava um ponto final em seus 30 anos de participação na seminal banda de rock independente e no relacionamento com o vocalista e guitarrista Thurston Moore - descoberto por ela em um caso extraconjugal.

A fase pós-Sonic e pós-Thurston revelou uma mulher talvez ainda mais produtiva do que aquela que teve participação primordial na obra definitiva da banda que fundou, eternizada por álbuns como Sister, Evol, Daydream nation e Dirty. Kim escreveu A garota da banda, ótimo livro de memórias no qual escancarou suas relações pessoais e com a  indústria da música. Também se dedicou de forma cada vez mais intensa a um elogiado trabalho nas artes visuais.

Aos 66 anos, achou que era hora de voltar a gravar. As 11 faixas, com destaque para Murdered out e Sketch artist,  trazem uma assinatura própria sem perder de vista a estética áspera dos tempos de banda, e reapresentam uma  artista que não tem mais nada a provar, mas segue tão inquieta quanto na noite de seu primeiro show.

+Lançamentos

Freddy sem o Queen
Lançado na esteira do sucesso do filme Bohemian rhapsody, a coleção Never boring reúne o trabalho solo do vocalista da banda inglesa Queen, Freddy Mercury. O conjunto de três CDs inclui uma edição especial de Barcelona, álbum gravado com Montserrat Caballé, além de seu disco Mr. Bad Guy e faixas avulsas selecionadas.  

O diabo ouve metalcore
Unindo melodia, voz gutural, bons arranjos e letras instigantes, o novo disco The Act, da banda metalcore The Devil Wears Prada, do estado americano de Ohio, soa como um Twenty Pilots endiabrado. 

Obrigado a vocês, Rocketship
Seguindo a tendência atual de retornos triunfais na música, a dupla pop californiana Rocketship lançou o ótimo Thanks to you, 24 anos após A certain smile, a certain sadness

Bodega turbinada

A banda nova-iorquina Bodega, que já tinha lançado o bom Endless scroll em 2018, agora ataca com Shiny new model, álbum de sete faixas que expande o pop inteligente do projeto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: artistas que trabalham com barro
Sobe, Lia, sobe.
João Alberto entrevista Larissa Lins
Como se preparar para as provas do SSA 3 da UPE
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco