Diario de Pernambuco
Busca

Música

Arnaldo Antunes, Alceu e Almério no Festival Arte na Usina. Confira a programação

Publicado em: 22/10/2019 14:15 | Atualizado em: 22/10/2019 14:34

Foto: Arnaldo Antunes, Alceu Valença e Santanna/Divulgação
O Festival Arte na Usina  anunciou, nesta terça-feira (22), a programação de sua 5ª edição, realizada entre 8 e 16 de novembro na Usina Santa Terezinha, na Mata Sul do Estado. O espaço, que foi responsável pela maior produção de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950, se transforma em palco de atividades gratuitas que passeiam entre música, artes plásticas e oficinas. Entre os destaques, shows de Alceu Valença, Arnaldo Antunes e Almério.

Sob curadoria dos artistas plásticos Fábio Delduque (SP) e José Rufino (PB), e produção com assinatura de André Brasileiro, a edição de 2019 terá mais de 15 oficinas, exposições, performances e circuito cultural no Parque Artístico-Botânico da Usina, que abriga mais de 15 obras e instalações de arte contemporânea em diálogo com cerca de 5 mil plantas de mais de 300 espécies em uma área de 29 hectares.

MÚSICA
A abertura do acontece na sexta-feira (8/11), com shows de Alceu e Bruno Lins (junto à Fim de Feira e Banda Zé do Estado e participação especial de Adiel Luna). O line-up da programação musical do evento ainda traz Arnaldo Antunes, Mariana Aydar, Almério, Santanna, Isadora Melo, Adiel Luna, Martins, DJ 440, DJ Dolores, Amaro Freitas, Lívia Nestrovski e Fred Ferreira.

No âmbito das artes visuais, o térreo da Biblioteca receberá a exposição Poema Vive Processo, de curadoria do artista José Rufino - na programação, o paraibano ainda lançará o livro Mosto, que faz uma simbiose entre textos e fotos (produzidas na Usina) em torno de cana-de-açúcar. Já o artista plástico cubano Carlos Garaicoa apresentará o seu Jardim Frágil, projeto desenvolvido para o Parque Artístico-Botânico. 

ARTES VISUAIS
O espaço ainda recebe a exposição Nheê Nheê Nheê, do artista Márcio Almeida. Na Vila de Santa Terezinha, o Alquimia Café abrigará a mostra Hipocondríacos, da fotógrafa e artista Piera Lobo. No campo das performances, o Festival receberá uma apresentação da alagoana Vera Gamma no Jardim Botânico e um show de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira dentro da obra Átrio.

Desativada há mais de 20 anos para a moagem de cana-de-açúcar, a Usina Santa Terezinha  vem sendo transformada por meio da arte com o projeto que desde 2015 traz movimentação cultural para a região. Além do Parque Artístico-Botânico, o Usina de Arte conta com escola de música fixa, biblioteca e centro de conhecimento, promove programa de oficinas e residências artísticas, mostras e conta com obras de grandes artistas brasileiros instaladas no jardim botânico da propriedade. Gerido pela Associação Sociocultural Ambiental Jacuípe, a iniciativa beneficia direta e indiretamente mais de 5 mil moradores da antiga vila operária da Usina.

OFICINAS
Outro carro-chefe do festival, as oficinas propõem momentos de vivências e formação a partir de práticas com nomes importantes do cenário artístico regional e nacional. Elas contemplam o público visitante e também destinam vagas exclusivas para alunos e professores da rede pública de ensino da região. Das que estão abertas às inscrições, figura “Memória e Escrita”, facilitada pela fotógrafa Carol Pires e por Ana Holanda, editora-chefe da revista Vida Simples. Os encontros irão propor um resgate da história e das narrativas de vida de cada participante, por meio de elementos da oralidade, da fotografia e da escrita.

Durante os dias de festival, cinema, grafite, robótica, dança e tecido ganham evidência com nomes como Maria Eduarda Andrade, Raoni Assis, Camila Leão Fábio Delduque, projeto MeMaker e Grupo Experimental de Dança Contemporânea do Recife, que trabalhará o projeto Usina do Corpo. Já nos dias 15 e 16 de novembro, Lívia Nestrovski apresentará sua oficina de canto e improvisação vocal, na qual os participantes serão convidados a investigar suas potências criativas explorando técnicas e linguagens de improvisação vocal.

Na área de moda, o destaque será a vivência criativa Papangus, La Ursas e Caretas, na qual as três figuras tradicionais da folia pernambucana serão ponto de partida para a criação de looks associados às nossas expressões identitárias. O encontro terá a mediação do estilista Dudu Bertholini e da figurinista Xuruca Pacheco, com participação especial do fotógrafo Nicolas Gondim. Contemplando a pintura, Leda Catunda, um dos mais sonantes nomes da terceira arte no Brasil, oferecerá oficinas para crianças e adultos.

O Festival Arte na Usina é uma realização do Usina de Arte em parceria com Arte Serrinha, com patrocínio da Copergás e apoio do Consulado da Áustria, Prefeitura do Recife, Sebrae, Stampa, Museu de Arte Aloísio Magalhães e Globo Nordeste.

Confira a programação completa:

Sexta-feira - 08 novembro
20h Abertura do Festival
21h Bruno Lins, Fim de Feira e
Banda Zé do Estado
22h30 Alceu Valença

Sábado - 09 novembro
21h Amaro Freitas – Rasif
23h DJ Dolores e Banda

Domingo- 10 novembro
21h Isadora Melo
23h Adiel Luna

Quarta-feira - 13 novembro
17h – Aula Espetáculo – Bruno Lins
Local: Escola João Vicente

Quinta-feira - 14 novembro
17h Performance Vera Gamma
Local: Casa Imaginária/Jardim Botânico
21h Santana, o cantador
23h DJ 440

Sexta-feira - 15 novembro
16h Espetáculo Usina do Corpo
Local: Jardim Botânico
17h Apresentação do Projeto de Carlos Garaicoa
Local: Casa da Rádio
21h Martins
23h Arnaldo Antunes

Sábado - 16 novembro
17h Lívia Nestrovski e Fred
Local: Casa imaginária
21:00h Almério
23h Mariana Aydar
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL