Diario de Pernambuco
Busca

luto

Morre fotógrafo Charlie Cole, premiado por 'homem do tanque' de Tiananmen

Por: AFP

Publicado em: 14/09/2019 10:30

Foto: Divulgação e Charlie Cole/Divulgação
Lembrado como o fotógrafo que capturou a icônica imagem da repressão na praça de Tiananmen, em Pequim, em que um homem bloqueia a passagem de uma coluna de tanques, Charlie Cole faleceu na Indonésia, aos 64 anos. De acordo com informações de autoridades americanas, Cole que éoriginário do Texas, em Bali, onde morava há tempos. "Expressamos à família nossas mais sinceras condolências por sua perda", afirmou a fonte.

Em 1990, Cole ganhou o prestigioso Prêmio World Press Photo por sua fotografia do "homem do tanque", que tentou bloquear o avanço de uma coluna de pelo menos 17 tanques, em 5 de junho de 1989 e nunca teve a identidade revelada. Cole capturou a cena, após a repressão do Exército chinês das manifestações pró-democracia que se prolongaram por sete semanas, com epicentro na praça Tiananmen de Pequim. Centenas de pessoas foram mortas.

O homem do tanque se tornou uma das imagens mais marcantes do século XX. Vários outros fotógrafos também capturaram aquele instante. Uma fotografia da cena tirada da sacada do hotel Beijing por Jeff Widener, da agência Associated Press, foi indicada ao Prêmio Pulitzer.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL