Literatura
Fenagreste 2019 tem Eliane Cantanhêde, Maestro Spok e Slam das Minas. Confira a programação
Por: Viver/Diario
Publicado em: 04/09/2019 09:11 | Atualizado em: 04/09/2019 09:48
Com o tema Palavra: do impresso ao digital, a 4ª Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) inicia programação gratuita hoje, levando mais de 60 atrações culturais para a cidade de Caruaru até domingo. Os cinco mil metros quadrados do Espaço Cultural Tancredo Neves, no Centro do município, receberá estantes de 50 editoras e distribuidoras de livros. Além dos lançamentos literários, haverá debates, palestras, shows, teatro, oficinas de escrita criativa, rádio e produção audiovisual mobile. A feira é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio da Prefeitura de Caruaru e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros).
A edição presta homenagem ao falecido advogado e político Fernando Lyra, um dos principais articuladores do processo de redemocratização do Brasil, e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, grande nome da cultura popular de Caruaru, sobretudo no teatro de mamulengos. A abertura oficial do evento, às 19h, no Espaço Cultural, contará com tributos realizados pelos repentistas João Lídio, Luciano Leonel, pelo poeta Jeferson Moisés e pelo escritor Sidney Rocha.
A solenidade contará com a presença da prefeita Raquel Lyra, do presidente da Cepe, Ricardo Leitão, autoridades e convidados. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressaltou Leitão, em coletiva de apresentação.
A solenidade contará com a presença da prefeita Raquel Lyra, do presidente da Cepe, Ricardo Leitão, autoridades e convidados. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressaltou Leitão, em coletiva de apresentação.
Confira a programação completa:
QUARTA-FEIRA (4)
Palco principal
10h às 11h Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis.
15h às 16h Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis.
19h Solenidade de abertura – Homenagem a Fernando Lyra (In memoriam) e ao Mestre Sebá e apresentação dos repentistas João Lídio e Luciano Leonel.
Café Literário
16h às 17h Lançamento dos livros Diálogos da Edução do Campo (Iranete Lima, Janssen Felipe e Michele Guerreiro), Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo (Janssen Felipe, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban); Africanidades, afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da Lei 10.639/03” (Fátima Garcia, Antônio Novaes, Janssen Felipe) e “Educação, diversidades e culturas” (Cibele Rodrigues, Patrícia Simões, Luciana Marques, Ednaldo Torres, Janssen Felipe).
17h às 17h30– Apresentação da linha editorial da Revista Interritórios pelo professor Janssem Felipe (UFPE).
17h30 às 18h – Lançamento do livro “Projeto Conexões, os impactos das novas mídas na comunicação, volume 2 (Docentes: Diego Gouveia, Sheila Borges, Fátima Finizola, Izabela Domingues, Amanda Mansur, Fabiana Moraes, Eduardo César Maia e Amílcar Bezerra).
Auditório
9h30h às 11h30 – Palestra com o fundador do Caruaru no Face, João Henrique da Silva sobre empreendedorismo, redes sociais, privacidade e fake news.
14h às 15h30 - Palestra “Saúde Mental e acolhimento” com o psicólogo Tiago Rosas.
16h às 17h30 – Palestra “Letramento em programação, emponderando as novas gerações para produzir e não apenas consumir” com a professora Michele Lima (UFPE).
Palco externo
10h às 11h – Palestra “Livro: do papiro ao digital com o editor Tarcísio Pereira.
14h às 15h - Palestra “Livro: do papiro ao digital com o editor Tarcísio Pereira.
QUINTA-FEIRA (5)
Palco principal
10h30 às 11h30 – Apresentação do Mestre Sebá e contação de histórias infantis.
15h às 16h - Apresentação do Mestre Sebá e contação de histórias infantis.
Café Literário
14h às 16h – Oficina “Produção Audiovisual em Mobile” com Raphael França (TVPE).
20h30 às 21h - “Cantando a liberdade”, voz e violão com Douglas e Jeosadack.
Auditório
9h às 10h30 – Palestra “Leitura e tecnologia: a formação do leitor em tempos de modernidade”, com a professora Roziane Marinho Ribeiro (Universidade Federal da Campina Grande/PB).
10h30 às 12h – Palestra “A arte digital e o autismo” com Diogo, Rejane e Roberto Calife.
13h às 14h30 – Palestra “Aprendizagem e Tecnologia” com Ana Cristina de Avelar (UFPE/SEDUC/Prefeitura do Recife)
17h às 18h – Lançamento do livro “A Estética da Indiferença”, de Sidney Rocha.
19h às 20h30 – Palestra “Liberdade de Imprensa” com a jornalista Eliane Cantanhêde seguida de mesa-redonda com a participação de Eliane Cantanhêde, dos jornalistas Paulo Cunha e José Nivaldo Júnior e mediação de Rubens Jr.
Espaço multiuso
10h às 12h – Oficina “Produção audiovisual mobile” (Gustavo Almeida, TVPE)
14h às 16h30 – Worksohp de leitura e escrita criativas “O Eu e a nova narrativa” com o escritor Sidney Rocha.
Palco externo
9h às 10h30 – Atividades de educação ambiental. Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA). Participação dos alunos do Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA) e alunos das escolas municipais de Caruaru.
15h às 16h – Oficina lúdica de produção de textos para crianças letradas (6 a 9 anos) com os educadores Hélder Caran e Larissa Vieira.
Lançamentos
16h às 16h30 – Lançamento do livro “Poder e Saber, de Darley de Lima Ferreira, no Espaço do Autor Caruaruense (Estande da Prefeitura de Caruaru).
18h às 19h – Geneton, Viver de ver o verde mar, de Ana Farache e Paulo Cunha, no Estande da Cepe Editora.
SEXTA-FEIRA (6)
Palco principal
10h30 às 11h – Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis
20h às 21h – Show de Maciel Melo
Café Literário
16h às 17h – Mesa-redonda “Analógico digitalizado: livros, mercado editorial e alternativas” com participação dos escritores e editores Wellington de Melo (Cepe Editora), Fred Caju (Castanha Mecânica) e Thiago Corrêa (Vacatussa).
17h às 18h – Roda de conversa e lançamento do livro “Feirantes: quem são e como administram o s seus negócios?” do professor Márcio Sá (UFPE).
18h às 19h – Palestra “Criação analógica, divulgação digital” com o escritor Ronaldo Correia de Brito.
19h30 às 20h30 – Partitura teatral “A palavra cantada de Brecht” com João Augusto Lira e lançamento do livro Poética do Grito e Geografia da Vertigem.
Auditório
9h às 1030h – Palestra “Letramento literário em ambientes digitais com Graça Lins (Porto Digital/Recife).
10h30 às 12h30 – Palestra “Formação de educadores e cultura digital: case Castanheiras, com Janaína Branco (C.E.S.A.R Schol).
13h30 às 15h – Oficina “Interpretação e produção de textos com Cíntia Torres (UFPE).
15h às 16h30 – Palestra “Robótica na educação e educação na robótica” com o professor Jadson Amorim.
18h às 19h30 – Mesa-redonda “A Igreja progressista brasileira nos tempos de repressão” com a participação de Antônio Jorge Siqueira (Prof.Dr/UFPE), jornalista Jailson da Paz e mediação de Tarcísio Pereira.
Palco externo
9h30 às 10h30 – Palestra “Bullyng racial nas escolas” com o Coletivo Afro Ilê Dandara.
Lançamentos
17h às 17h30 – Lançamento do livro Nada consta, de Fred Caju, no estande Cepe Editora.
17h30 às 18h – Lançamento do livro “Amplitude Modulada”, de Edson Tavares, no Espaço do Autor Caruaruense, estande da Prefeitura de Caruaru.
18h30 às 19h – Lançamento do livro “Quermógenes Dias- O crítico literário”, de Josué Lucas da Silva, no estande da Cepe Editora.
19h às 19h30 – Lançamento do livro “O Santo Revelado – fotobiografia de Dom Helder Câmara, no estande da Cepe Editora.
20h às 20h – Lançamento do livro “Poética do Grito e Geografia da Vertigem – a dramaturgia de João Denys, de João Augusto Lira, no Café Literário.
SÁBADO (7)
Palco principal
14h às 15h30 – Show “História da Caixola”, com o escritor e músico Alexandre Revoredo
15h30 às 18h – Bate-papo com a youtuber Sofia Santino
18h às 19h – Revista Continente Convida: Roda de conversa “Poesia do Corpo”, com as poetas Bell Puã, Luna Vitrolira e mediação da jornalista e editora da Continente, Adriana Dória Matos
20h às 21h – Show do Maestro Spok com dançarinos
Café Literário
16h às 17h – Mesa-redonda “Reinventar-se na maturidade” com a psicanalista Silvia Gusmão e convidados.
17h às 17h30 – Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Émerson Santos.
17h30 às 18h – Apresentação da linha editorial da revista “Debates Insubmissos” com a professora Allene Lages (Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina/Centro Acadêmico do Agreste/UFPE).
19h às 19h30 – Poesia de Cordel – Identidade Cultural Nordestina, com o professor José Urbano, e apresentação de cordelistas
Auditório
9h às 10h Aulão/oficina de produção de texto do Galo da Redação, projeto de extensão do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE).
10h às 11h Palestra “A ciência na literatura de ficção científica” com o professor João Eduardo Ramos (UFPE).
14h às 15h Oficina de Rádio com os professores Victória Melo e Daniel Santos (UFPE).
15h às 15h30 Laboratório “Radionovelas”, com Gabriel Pedroza (UFPE).
17h às 18h “Poesia para quem gosta”, com a professora Silvana Medeiros (UFPE).
Lançamentos
15h às 15h30 Lançamento do livro infantil “Dianimal”, de Alexandre Revoredo, no estande da Cepe Editora.
17h às 17h30 Lançamento do livro “Maturidade: um tempo novo”, organizado por Silvia Gusmão, no estande da Cepe Editora.
17h30 às 18h Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Emérson Santos, no Café Literário.
18h30 às 19h30 Lançamento do livro de poesias “Sementes”, do Maestro Spok.
DOMINGO (8)
Palco principal
11h às 12h Tio Bruninho
15h às 16h Apresentação de Mestre Sebá
17h30 às 18h Apresentação de cordelista
18h Show musical com Josildo Sá
Café Literário
16h às 17h – Apresentação musical com os professores Sandro Salles e Péricles Macedo (UFPE)
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS