Samba pra Erê 'Pirão Bateu da Xambá' se prepara para gravar o primeiro disco

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/08/2019 23:10 Atualizado em: 26/08/2019 23:18

Foto: Rennan Peixe/Divulgação
Foto: Rennan Peixe/Divulgação
Entre os dias 02 e 05 de setembro, o Pirão Bateu da Xambá começará a gravar o seu primeiro disco intitulado “Samba pra Erê”. As gravações serão no Estúdio Orion, localizado no Paço do Frevo, área central do Recife e no Estúdio do músico Beto Vilares, em São Paulo. 

O disco contará com a participação de grandes músicos como Siba, Lucas dos Prazeres, Helder Vasconcelos, Henrique Albino, Isaar, Ceumar, Zé Manuel, Marcelo Pretto, Adiel Luna, Alexandre Rodrigues, Pácua Via Sat e o grupo da comunidade “Xambá das Yabás”. Outro detalhe importante será a presença da entoação de contos tradicionais feita pelo Babalorixá Ivo da Xambá.  
 
O projeto é o resultado das atividades realizadas há dois anos pelo Centro Cultural Grupo Bongar, da Nação Xambá com jovens da comunidade. Ele é coordenado pelo Grupo Bongar no Quilombo Urbano do Portão do Gelo. A produção musical será assinada pelo artista Guitinho da Xambá, que tem um trabalho sério dedicado à perpetuação e divulgação da musicalidade negra no estado. Já a produção executiva é de Marileide Alves. 

História 

O pirão faz parte da tradição dentro da comunidade Xambá. Ele acompanha o alimento das oferendas (axés) que são dadas às divindades. Trata-se de um alimento forte que fornece muita energia e vigor. Ele é feito em caldeirões, panelas e outros utensílios de metais. No grupo musical “Pirão Bateu”, tais utensílios ganham sonoridade marcada e intensificam as emoções das músicas ligadas ao Candomblé e ao Coco de Roda. Imagine só a fusão desses elementos aos tambores tradicionais (Engomes da Xambá)? Agora junte isso, a efervescência desses jovens no palco, dançando, cantando e tocando com indumentárias coloridas típicas da identidade do Povo Xambá. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.