Diario de Pernambuco
Busca

Perda

Morre Léo Borges, vocalista do Afoxé Alafin Oyó

Publicado em: 23/08/2019 19:11 | Atualizado em: 23/08/2019 19:22

Foto: Alafin Oyó/Acervo
O cantor Leandro Alberto Pereira Borges, 36, vocalista do Afoxé Alafin Oyó, um dos mais tradicionais do estado de Pernambuco, faleceu na noite dessa quinta-feira (22), vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC). O artista estava internado desde o início da semana no Hospital da Restauração, no Centro do Recife. Segundo informações de familiares, ele já vinha apresentando alguns problemas relacionados à pressão alta. 

O AVC aconteceu na madrugada da última terça-feira (20), durante uma cerimônia religiosa no Ilê Asé Omo Gitaberú Asé Lesse Oryssá, em Abreu e Lima, onde Leandro exercia o cargo de Babalorixá. Segundo informações de familiares, o sacerdote chegou a fazer diálise e teve que respirar através de aparelhos. O quadro agravou e ele não resistiu. O companheiro dele, Daniel Gomes, informou que o sepultamento acontecerá às 14 horas deste sábado (24), no Cemitério da cidade do Paulista. 
 
O cantor integrava o grupo de vocalistas do Alafin desde 2015, após participar de vários grupos culturais. A voz marcante dele chegava aos corações dos pernambucanos como um manifesto em defesa da igualdade. O presidente da entidade cultural, Fabiano Santos, lamentou a morte do amigo e afirmou que o legado dele estará sempre presente no coração do grupo. "Leo era o furacão parido por Oyá e filho de Omolu, que tinha a sua voz como principal arma de combate ao racismo, a homofobia e a intolerância. A primeira vez que ele saiu no Alafin foi em 1996, depois ele se afastou e foi para outros grupo. Quando retornou em 2014, trouxe a família inteira, vestiu a camisa e ficou até os últimos dias, batalhando em defesa da cultura e religiosidade africana”.  Leo deixa uma filha e centenas de admiradores que se emocionavam a cada canção interpretada por ele, entre ela a música “Brilho Vermelho e Branco”.  
 
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL