Cinema Filme brasileiro indicado ao Oscar será conhecido nesta terça-feira

Por: Estado de Minas

Publicado em: 27/08/2019 10:35 Atualizado em:

Cena do filme 'Bacurau'. Foto: Divulgação/Filme
Cena do filme 'Bacurau'. Foto: Divulgação/Filme
Doze filmes brasileiros disputam uma vaga ao Oscar 2020 de melhor filme internacional, nova designação para o prêmio de melhor produção em língua estrangeira. O anúncio do escolhido será feito nesta terça-feira (27) por uma equipe selecionada pela Academia Brasileira de Cinema (ABC). Em votação aberta, eles escolherão o longa que representará o país na Academia de Hollywood. Fazem parte da comissão julgadora a diretora Anna Muylaert; as produtoras Sara Silveira e Vânia Catani; o crítico e curador do Festival É Tudo Verdade, Amir Labaki; e a diretora artística do Festival do Rio, Ilda Santiago.

Dois filmes brasileiros premiados em Cannes – Bacurau (foto), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e A vida invisível, de Karim Aïnouz – estão entre os 12 inscritos. A lista da Secretaria do Audiovisual inclui ainda três filmes dirigidos por mulheres e os nove restantes são realizados por homens. São 10 ficções e dois documentários.

Além de Bacurau e A vida invisível, participam da disputa hoje Espero tua (Re)volta,  de Eliza Capai; Simonal,  de Leonardo Domingues; Bio, de Carlos Gerbase; Chorar de rir, de Toniko Melo; Humberto Mauro, de André Di Mauro; Legalidade, de Zeca Brito; Los silencios, de Beatriz Seigner; Sócrates, de Alex Moratto; A última abolição, de Alice Gomes; e A voz do silêncio, de André Ristum.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.