DECRETO Bolsonaro afasta presidente da Ancine, Christian de Castro

Por: FolhaPress - FolhaPress

Publicado em: 30/08/2019 19:53 Atualizado em:

Foto: Marcos Correa/PR
Foto: Marcos Correa/PR
O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto em que afasta Christian de Castro da diretoria da Agência Nacional de Cinema, a Ancine. A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta (29).

Segundo o documento, o afastamento cumpre uma decisão judicial proferida pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio. O processo corre em sigilo.

Christian de Castro tinha sido nomeado diretor-presidente no início do ano passado, e seu mandato deveria se estender até 2021.

Em abril deste ano, ao ser confrontado com determinações do Tribunal de Contas da União para que revisse as formas como a agência fiscaliza as contas do projetos que aprova, Castro publicou um despacho paralisando todas as atividades na agência, incluindo a liberação de novos recursos para filmes e séries.

No mesmo decreto, Bolsonaro nomeou Alex Braga Muniz, membro da diretoria colegiada da Ancine, para substituir Castro em caráter temporário.

O afastamento acontece em um momento em que o governo busca estabelecer mais controle sobre a Ancine. O presidente inclusive afirmou que pretendia extinguir a agência caso não pudesse implantar um "filtro de conteúdo" –intenção encarada como censura pelo setor.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.