Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Música

Recital multimídia Tocando Portugal, inédito no Brasil, será apresentado no Recife

Publicado em: 02/07/2019 11:27

Foto: Rumos Ensemble/Divulgação

Após passar por quatro continentes, o concerto multimídia Tocando Portugal será apresentado pelo trio português Rumos Ensemble na sede do Conservatório Pernambucano de Música, no bairro de Santo Amaro. A apresentação gratuita reúne músicas e intérpretes portugueses que dialogam com imagens de todas as regiões do país, será nessa terça-feira (2), às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola de música.

O projeto, formado pelos músicos Anne Victorino d’Almeida, Luís Gomes e João Vasco, traz uma seleção de músicas tradicionais de 10 regiões portuguesas, arranjadas especialmente para trio de violino, clarinete e piano. As canções se alinham com a projeção de filmes inéditos de cada região, mostrando a beleza natural de Portugal e depoimentos%u202Fde personalidades portuguesas como António Victorino d’Almeida, Graça Morais, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz, Rosa Mota ou Lídia Jorge.%u202F

A dimensão multimídia desvenda paisagens, cidades, bairros, monumentos, danças, costumes e pessoas, potenciando e reforçando a memória e a identidade coletiva do local.

O recital se destaca pelo olhar para o patrimônio musical português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular. A variedade e caráter eclético dos arranjos, da pertinência da recolha musical, do rigor, precisão técnica e artística dos intérpretes desta formação são o ponto alto do recital. 

"Esta é uma grande oportunidade que os alunos e professores do Conservatório, assim como quem gosta de boa música na cidade, tem de ter contato com músicos internacionais que vem fazendo um trabalho diferenciado e muito bonito. Teremos o prazer de receber na nossa escola um espetáculo que chega pela primeira vez ao Brasil, depois de passar por várias partes do mundo", destaca a gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música, Roseane Hazin

MASTERCLASS 
Antes da apresentação, os músicos realizam masterclasses de violino e clarinete, das 14h às 17h, na sede do Conservatório Pernambucano de Música. Para participar da masterclass de violino com a professora Anne Victorino d’Almeida, é preciso se inscrever no link: https://bit.ly/2ZSCpEL. Para assistir a aula de clarinete com o professor Luís Gomes, o link de inscrição é: https://bit.ly/2ZVRJRe. As aulas são voltadas para estudantes e profissionais da música. 

SERVIÇO 
Recital Tocando Portugal com o trio Rumos Ensemble
Onde: Auditório Cussy de Almeida, na sede do Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro)
Quando: Terça-feira (2 de julho), às 19h30
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: criança morre ao cair de prédio e reabertura pós-quarentena
05/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Covid-19 põe indígenas amazônicos em grande risco
Covid-19: Taxa de isolamento social no Recife cai para 45%
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco