Diario de Pernambuco
Busca

Jurema

Tradicional Coco do Mestre Aroeira acontece neste sábado, em Olinda

Publicado em: 15/06/2019 08:49

O evento é organizado há mais de 30 anos pela Mestra Ana Lúcia. Foto: Zito Júnior/Divulgação

Neste sábado (15), a comunidade do Amaro Branco, em Olinda, recebe o tradicional Coco do Mestre Aroeira. O evento gratuito é realizado pela Mestra Ana Lúcia há mais de 30 anos. A programação começa com a procissão em homenagem a Santo Antônio e Mestre Aroeira a partir das 18 horas. Em seguida, vários grupos se apresentam até o dia amanhecer. 

A festividade é reconhecida como uma das mais antigas do Brasil e está inteiramente ligada à religiosidade da Jurema Sagrada. Segundo o escritor Don Marcos, um dos organizadores da atividade, o Mestre Aroeira é uma entidade curadora e se apresenta sempre com ar de seriedade e foco na missão espiritual. “Antes da sambada é feita uma Gira para chamar o mestre. Ele incorpora no médium Stênio, que é filho de sangue da Mestra Ana Lúcia”. 

Luciano de Oliveira (Juninho) é neto da mestra. Foto: Zito Júnior/Divulgação

As atividades aconteceram bem antes com a trezena de Santo Antônio, que teve início no primeiro dia deste mês e encerrou na última quinta-feira (13). Durante esse tempo, vários religiosos se reuniram pontualmente às 18 horas para realizar rezas e chamar o Mestre Aroeira. Os encontros aconteceram na Casa da Mestra Ana Lúcia. Já a procissão que ocorre neste sábado, encerra o ciclo de atividades em homenagem a santidade. Ela sairá da Casa das Matas do Reis Malunguinho, localizada no Largo do Amparo e seguirá pelas ladeiras de Olinda. Para a ocasião, um andor especial foi produzido pelo percussionista Luciano de Oliveira (Juninho), neto da mestra. Ele será levado pelos religiosos do Largo do Amparo até o Alto do Sarapião. 

Andor em homenagem a Santo Antônio. Foto: Zito Júnior/Divulgação

O cortejo sairá da Rua do Amparo e entrará pelos Quatro Cantos de Olinda, seguindo pela Rua Prudente de Morais, passando pela Praça do Carmo e subindo pela Rua São Francisco. Em seguida, os religiosos seguem pela a Rua de São Francisco e vão até o Amaro Branco, na casa da Mestra Ana Lúcia, onde acontece a festividade. Juninho relata que a festividade é muito esperada pela comunidade e movimenta a economia local. “Tem gente que conta os dias para ela acontecer. Muitos moradores chegam a montar até barraquinhas para comercializar no evento. O nosso Coco, resgata as crianças da rua, promove e divulga a cultura popular”. 

Médium Stênio com o Mestre Aroeira. Foto: Zito Júnior/Divulgação


Jurema Sagrada 
A Jurema é muito forte em Pernambuco e tem suas raízes firmadas nas tradições dos povos indígenas. Segundo o juremeiro Alexandre L'Omi L'Odò, nela há o culto espiritual das entidades e divindades. “Entre elas estão os trunqueiros da Jurema, os senhores mestres e senhoras mestras, os caboclos e as caboclas e por relação com outras tradições, temos o culto aos pretos e pretas velhas, que fazem que mesmo provindo da Umbanda, são cultuados também na jurema”.  

Mestra Ana Lúcia realiza diversos trabalhos sociais na comunidade do Amaro Branco. Foto: Zito Júnior/Divulgação


Mestra Ana Lúcia 
Além do tradicional Coco do Mestre Aroeira, Mestra Ana Lúcia realiza diversas atividades durante o ano. Os moradores lutam há mais de vinte anos para torná-la Patrimônio Vivo reconhecido pelo estado. Entre as ações, estão o Pastoril, a Trezena de Santo Antônio, o Acorda Povo e o Coco da Comunidade. Na festividade dedicada ao Mestre Aroeira, o grupo "Estrelinhas do Coco" - que também é conduzido por ela - irá se apresentar. Ele é composto pelas crianças do bairro. 
 
Confira a entrevista feita com Mestra Ana Lúcia no Diario nas Comunidades
 
 
Atrações 
Segundo os organizadores, as apresentações acontecem por ordem de chegada. As atrações são:  Estrelinhas do Coco, Mestra Ana Lúcia, Wilker Ferreira, Coco da Resistência, Coco dos Pretos, Guitinho da Xambá, Alexandre L’Omi Lodó e o Tronco da Jurema, Afoxé Oxum Pandá, Coco Chinelo de Pau, Coco do Farol, Casas Populares da BR 232, Coco do Pneu, Arnaldo do Coco, Edmilson do Coco, Mestres e Mestras do Coco Pernambucano.


Serviço 
Coco do Mestre Aroeira 
Quando: 15 de junho de 2919. 
Onde: Casa da Mestra Ana Lúcia. 
Horário: A partir das 20h. 
Endereço: Rua Alto do Sarapião, 195 – Amaro Branco, Olinda – PE.
Informações: 81 98436-5238 (Juninho) ou 81 98568-3726 (Don Marcos)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL