Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Viver

Música

Relatório de Imagens de Carlos Vasconcelos traz novos olhares do Patrimônio de Pernambuco

Publicado em: 18/06/2019 16:53

Foto: Carlos Vasconcelos/Divulgação
O pernambucano Carlos Vasconcelos dá forma ao projeto Relatório de Imagens, em que reúne fotos e vídeos que realçam a arquitetura de construções históricas do Recife. Ele revisita as esculturas da Praça da República, os adornos do Teatro de Santa Isabel, a vista da Rua da Aurora, a arquitetura imponente da Faculdade de Direito, os casarões do Marco Zero e as curvas peculiares do Terminal Marítimo de Passageiros de Pernambuco e do Cais da Alfândega.

O fotógrafo, desenhista, escultor e diretor de arte, produz o Relatório a partir da experimentação da tecnologia de focagem automática: Dual Pixel, que permite um foco preciso mais rapidamente, registrando com mais clareza os detalhes das construções. "Percebi o potencial que há em dividir alguns olhares sobres coisas que estão ao nosso redor, além de compartilhar ideias e técnicas para que as pessoas que trabalham ou gostam de arte possam desenvolver projetos próprios".

Foto: Carlos Vasconcelos/Divulgação
São pequenas percepções que foram compiladas em fotos e vídeos de 20 segundos até cinco minutos, nas quais se pode ter novas óticas sobre o dia a dia. E, claro, aproveito exponho algumas estratégias que ajudam no dia a dia", destaca Vasconcelos, em comunicado à imprensa. Utilizando a mesma tecnologia, Carlos também produziu o minidocumentário Mercado de São José, onde retrata a construção e o comércio do local a partir de sua perspectiva individual.

Foto: Carlos Vasconcelos/Divulgação

"O Mercado é um exemplar impressionante da arquitetura de meados do século 19, ele também é uma emblemática referência da nossa cultura e da nossa sociedade com seus mais de 500 boxes e um comércio extremamente diversificado", menciona Carlos.

Os registros do Relatório de Imagens e outras obras produzidas por Carlos, podem ser conferidas através da página do artista no Instagram (@carlos_vasconcelos_pr) e em seu canal no Youtube (Carlos Vasconcelos).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moradores cobram inauguração da Upinha Rio da Prata
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco