Diario de Pernambuco
Busca

TV

Mostra do pernambucano Guto Barros é um exercício subjetivo de retratar o urbano

Publicado em: 17/06/2019 16:33 | Atualizado em: 18/07/2020 00:00

 (Foto: 3por4Fotografia/Divulgação)
Foto: 3por4Fotografia/Divulgação


O artista plástico pernambucano Guto Barros trabalha com graffiti e muralismo, linguagens artísticas indissociáveis das ruas, desde a adolescência. Em 2017, chegou a participar do Festival Concreto, em Fortaleza, que reúne nomes internacionais da arte urbana. No entanto, estar nas ruas de forma efetiva se tornou uma dificuldade quando o rapaz se aprofundou no universo acadêmico. Augusto passou a fazer obras menores, sobretudo colagens, adequadas ao espaço caseiro pelo processo de produção e materiais utilizados. Grande parte desse ofício está na mostra Refugo, inaugurada ao público nesta terça-feira (18), a partir das 19h, na ZV Tattoo e Galeria, localizada na Galeria Joana D’arc, no Pina. A visitação será realizada gratuitamente, até 18 de agosto, aberta de segunda a sexta, das 14h às 21h.

A curadoria é da artista visual e arte terapeuta Camila Sobreira e do artista visual e tatuador Nando Zevê. O público poderá conhecer cerca de 60 obras, sendo 30 de colagens criadas entre 2016 e 2019 e outra metade de projetos de tatuagens, adaptadas de arte contemporânea e abstrata, características que permeiam a obra de Barros. “O meio acadêmico pode criar obstáculos para ser artista, então tive esse momento de produção como um processo meditativo em que pude fazer uma investigação sobre mim. Embora soe meio clichê, foi exatamente isso”, diz, justificando também o título da exposição.

“Eu planejo aulas desde 2011 e também monto projetos de arte conceitual, então esse é o momento bom para não pensar, algo comum na cultura e que faz parte do fazer artístico. Eu fui assimilando o material que estava ao meu redor, por isso é possível encontrar muitos recortes de jornais e revistas, construindo minhas visões a partir disso”. A absorção da realidade também agregou, inevitavelmente, o que Guto Barros sempre apreciou: as ruas.

 (Foto: 3por4Fotografia/Divulgação)
Foto: 3por4Fotografia/Divulgação


“Estou sempre vivendo em espaços urbanos e me alimentando das imagens e aspectos, para construir outras paisagens mais abstratas, quase como uma cidade afetiva”. Embora a mostra não tenha uma conotação explicitamente paisagística, o tom da paisagem surge pela produção de desenho inspirada em espaços físicos, como praças. É um olhar inspirado em atividades de Burle Marx, artista plástico brasileiro renomado internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista. Ele produzia as imagens de acordo com os caminhos que andava, propondo espaços públicos de circulação e contínuos.

“Eu comecei a produzir tendo o Marx em mente. Como ele produzia esses espaços? Eu transito pelos bairros do subúrbio que envolvem a Cidade Universitária, também no Centro da cidade, então as colagens refletem muito isso tudo muito claramente, são paisagens cíclicas e de formas contínuas. E por mais abstrato que seja, eu consigo chamar isso de paisagem sim. Temos picos, vales e áreas que lembram montanhas. É um exercício subjetivo de olhar o urbano.”

TATUAGEM
Uma outra leva da mostra traz projetos de tatuagens. Ele começou a se interessar por essa linguagem vem 2017, com intuito de explorar o corpo como um território ou uma plataforma de mapeamento de espaços. “Vejo a tatuagem como um registro de experiência. Todas as sociedades antigas usavam a dor como um rito de passagem para um novo momento, por exemplo”, diz o artista.

“Já fiz tatuagens pensando em percursos. Uma pessoa sai da faculdade e vai me encontrar no estúdio, e eu vou transformar esse movimento em linhas. Com o grafitti estou na cidade e com as tattoos continuo na cidade, mas a expondo de uma outra maneira”. A ZV Tattoo e Galeria, inclusive, funciona como galeria de artes visuais e coworking para tatuadores. Quem se interessar em tatuar alguma das obras da exposição, deve agendar com o artista pelo endereço de e-mail: barrossguto@gmail.com.

SERVIÇO
Exposição Refugo, de Guto Barros
Onde: ZV Tattoo e Galeria, localizada na Galeria Joana Darc (Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina)
Quando: nesta terça-feira (18), às 19h
Período de visitação: até 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14 às 21h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL