Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Música

Representante da União Brasileira de Compositores faz palestra em Olinda sobre direitos autorais

Durante encontro, Márcia Xavier fala como a associação atua em prol do músico e do produtor fonográfico

Publicado em: 13/05/2019 20:08

Márcia Xavier é especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Foto: Vanuza Lemos/UBC

O desejo de boa parte dos artistas que trabalham com a música é ver as canções autorais rodarem o mundo através da internet, para que todos possam consumi-lás. No entanto, é preciso tomar cuidado com as questões legais de proteção às obras. O registro das músicas pode ajudar a proteger os interesses do compositor, provando a propriedade intelectual e garantindo, entre outros direitos, a comercialização, circulação e utilização do produto.

Para tirar dúvidas sobre o assunto, a AESO-Barros Melo (Avenida Transamazônica, 405, Jardim Brasil) recebe a representante regional da União Brasileira de Compositores, Márcia Xavier, em encontro para esclarecer questões relacionadas aos Direitos Autorais e de Fonograma, além de explicar como a UBC ajuda na monitoração da execução musical pública. Será nesta quarta-feira (15), às 9h30, na sala 113, da instituição de ensino.

Para Ricardo Maia, coordenador do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo, a palestra possibilita que os alunos tenham contato com esse universo e saibam quem responde pela UBC na região, além de tomarem conhecimento sobre os procedimentos, cadastros e benefícios da afiliação: "A União Brasileira de Compositores realiza todo o monitoramento de onde os fonogramas dos associados tocam, protegendo a criação e concedendo o direito à remuneração econômica pelo uso. Os compositores podem exercer este direito de forma individual, cobrando de cada usuário da música, o que, na prática, é muito difícil, ou pode dar à UBC o mandato para fazê-lo", exemplifica o docente.

Falar sobre o caminho para efetivar os registros necessários, os processos para ocorrer à vinculação junto à associação e mostrar como ela atua em prol do músico e do produtor fonográfico estão entre os pontos que vão ser trabalhados no encontro.

Sobre a palestrante
Márcia Xavier é comunicóloga social, com habilitação em relações públicas. Especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos. Administra o repertório dos titulares da filial da UBC – União Brasileira de Compositores em Pernambuco abrangendo os estados: PE/AL/PB/RN/CE/PA e AM.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Líbano contabiliza mortos, feridos e prejuízos
Rhaldney Santos entrevista a pré-candidata à prefeitura do Recife  Isabella de Roldão
Comerciantes de praias do estado protestam em frente ao Palácio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco