Diario de Pernambuco
Busca

Música

Representante da União Brasileira de Compositores faz palestra em Olinda sobre direitos autorais

Durante encontro, Márcia Xavier fala como a associação atua em prol do músico e do produtor fonográfico

Publicado em: 13/05/2019 20:08

Márcia Xavier é especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Foto: Vanuza Lemos/UBC

O desejo de boa parte dos artistas que trabalham com a música é ver as canções autorais rodarem o mundo através da internet, para que todos possam consumi-lás. No entanto, é preciso tomar cuidado com as questões legais de proteção às obras. O registro das músicas pode ajudar a proteger os interesses do compositor, provando a propriedade intelectual e garantindo, entre outros direitos, a comercialização, circulação e utilização do produto.

Para tirar dúvidas sobre o assunto, a AESO-Barros Melo (Avenida Transamazônica, 405, Jardim Brasil) recebe a representante regional da União Brasileira de Compositores, Márcia Xavier, em encontro para esclarecer questões relacionadas aos Direitos Autorais e de Fonograma, além de explicar como a UBC ajuda na monitoração da execução musical pública. Será nesta quarta-feira (15), às 9h30, na sala 113, da instituição de ensino.

Para Ricardo Maia, coordenador do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo, a palestra possibilita que os alunos tenham contato com esse universo e saibam quem responde pela UBC na região, além de tomarem conhecimento sobre os procedimentos, cadastros e benefícios da afiliação: "A União Brasileira de Compositores realiza todo o monitoramento de onde os fonogramas dos associados tocam, protegendo a criação e concedendo o direito à remuneração econômica pelo uso. Os compositores podem exercer este direito de forma individual, cobrando de cada usuário da música, o que, na prática, é muito difícil, ou pode dar à UBC o mandato para fazê-lo", exemplifica o docente.

Falar sobre o caminho para efetivar os registros necessários, os processos para ocorrer à vinculação junto à associação e mostrar como ela atua em prol do músico e do produtor fonográfico estão entre os pontos que vão ser trabalhados no encontro.

Sobre a palestrante
Márcia Xavier é comunicóloga social, com habilitação em relações públicas. Especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos. Administra o repertório dos titulares da filial da UBC – União Brasileira de Compositores em Pernambuco abrangendo os estados: PE/AL/PB/RN/CE/PA e AM.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL