Carnaval

Recife Antigo recebe exposição que resgata memórias do Carnaval nesta quinta-feira

O evento é gratuito e terá início às 18h, na Praça do Arsenal da Marinha

Publicado em: 24/04/2019 22:43 | Atualizado em: 24/04/2019 22:52

Foto: Ricardo Fernandes/Spia/Esp. Dp
Pensando em resgatar e apresentar um recorte conceitual das memórias do maior carnaval do mundo, o SinsPire Cultural lança, nesta quinta-feira, 25, das 18h às 23h, a amostra fotográfica Carnaval: Do Suor ao Êxtase, inaugurada com uma mesa redonda para diálogo do público com os artistas e instalação cenográfica com peças e roupas do Galo da Madrugada de 2019 por Leopoldo Nóbrega. Já a partir das 20h, o lançamento contará ainda com a participação do DJ Mozão que fará uma apresentação especial com o Mestre Galo Preto. A exposição ficará no espaço térreo do Sinspire até final de junho.

Diferentes linguagens como: Vídeo, Fotografia, Cenografia, Poesia e Moda, revelam o olhar sócio-político dos artistas convidados que incluem em suas abordagens, aspectos da Economia Criativa e sustentabilidade como desafios do nosso tempo. As obras foram produzidas durante o carnaval do Recife de 2019.
A Exposição, composta por 30 fotografias e partes gigantes da escultura do Galo Artesão, tem curadoria da produtora cultural e fundadora do SinsPire, Luciana Nunes, que uniu o Coletivo Reflexo no Olhar - formado por cinco fotógrafos apaixonados pela cultura popular – e Leopoldo Nóbrega, multiartista que assinou a escultura do Galo da Madrugada em 2019 com a sua irmã e produtora, Germana Xavier Nóbrega, em parceria com os carnavalescos da Bomba do
Hemetério e apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife.

A instalação cenográfica contará com as Joias do Galo, pêndulos pintados com argila líquida do Alto do Moura e parte da roupa do Galo, confeccionada em jeans com 50% dos materiais  coletados no Polo de Confecção de Pernambuco.
A inauguração da Exposição também anuncia o lançamento da grife de souvenir Leopoldo Nóbrega e Galo Artesão com estreia de um corner permanente dos produtos selecionados pelo Sinspire. Kaftans e camisetas com estampa digital, porcelanas esmaltadas e miniatura únicas do Galo da Madrugada em cerâmica vitrificada fazem parte dos itens disponíveis à venda.

As fotografias que retratam as mãos e os pés que calejam para concretizar sonhos e exaltar o suor gasto no dia a dia na manutenção da identidade cultural pernambucana, revelando o êxtase daqueles que sentem na pele o fervor da dedicação e do amor por nossas raízes, contaram com os olhares dos fotógrafos Anderson Stevens, Danielle Pires, Filipe Ramos, Paulo Romão, e Rogaciano Nunes. Também foram convidados para participar da exposição, os expositores
Arquimedes Santos, Bismarck Passos, Isabela Araujo, Saulo de Queiroz, Zeno Albuquerque e Tiago Sant’Ana. “A atmosfera cenográfica da exposição pretende evocar tridimensionalmente a magnitude do carnaval em um tempo contraditório, provocando o passado no presente e estimulando a
imersão do expectador”, disse Luciana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL