Diario de Pernambuco
Busca

Agenda

Exposição 'Assucar' recria obra de Gilberto Freyre

Exposição faz parte da comemoração dos 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco e 40 anos do Museu do Homem do Nordeste

Publicado em: 12/03/2019 17:43 | Atualizado em: 12/03/2019 18:08

Primeira edição de 'Assucar' será exposta. Foto: Fundaj/Divulgação.
Uma exposição vao recriar a obra Assucar, de Gilberto Freire, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. “Como teríamos sido sem o açúcar? Nunca vamos saber. Mas sabemos como foi com ele,” afirma a antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, Ciema Mello. Ela ressalta que o homem do Nordeste foi formado pelo açúcar e, desde o cafezinho com bolo no fim da tarde, até um majestoso bolo de casamento, existe uma função social na iguaria. Ciema é responsável pela curadoria da exposição "Assucar", que estreia nesta sexta-feira (15), às 10h, para homenagear os 80 anos do livro homônimo de Gilberto Freyre. A mostra ficará em cartaz por três meses.

Cerca de 150 peças vão recriar época. Foto: Fundaj/Divulgação.
O açucarado universo do livro de Freyre vai ser recriado e comemorado de forma afetiva na sala Mauro Mota, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) de Casa Forte. O livro ganhou uma festa com direito a ornamentos, mesa de comida e enfeites de papel crepom. "A exposição se esforça para reproduzir o tom da obra, que é um tom de convivialidade do açúcar. É um ritual cotidiano brasileiro", afirma Ciema. 

Diario de Pernambuco noticiou em 20 de março de 1939 o lançamento do livro. Foto: Arquivo DP.
Pelo menos 150 peças do Museu do Homem do Nordeste foram reunidas para materializar a cultura açucareira do século passado. Pinças de açúcar, açucareiros, jogos de louça e toalhas de mesa serão representações da extensão desse ingrediente social. A grande estrela, porém, é primeira edição do livro Assucar, que compõe a mesa de exposição. Ciema explica que, há 80 anos, não existia a uma antropologia da alimentação. Freyre foi precursor tanto na predição da especialidade quanto na divulgação de receitas. "Algumas delas, na época, eram mantidas em segredo, como o famoso Souza Leão. Ele divulgou três receitas que membros da família revelaram em primeira mão."

Após a abertura da exposição, haverá uma festa no quintal do casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães com uma vasta mesa de comidas tradicionais, cujas receitas estão no livro. No cardápio, desde doces de Chica, filha de Lia de Itamaracá e assídua na Fundação Joaquim Nabuco, a tapioca feita na hora. Os doces serão de batata, banana em rodelas, de leite, de jaca e passa de caju. Terá também munguzá. Tudo acompanhado pelo clássico queijo do reino. Já o chefe Tito Fernandes vai trazer o cachorro quente caipira, feito com linguicinha, molho de vinho tinto e mel de engenho.

Serviço:

Exposição Assucar
Onde: Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife
Quando: a partir de 15 de março
Duração: 3 meses
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h 
Entrada: gratuida
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL