Diario de Pernambuco
Busca

Especial

Conheça a história dos Afoxés em Pernambuco

União, representação, religiosidade e resistência. Essas são as quatro palavras que unem o movimento dos grupos no estado

Publicado em: 20/03/2019 21:50 | Atualizado em: 01/10/2019 00:27

Bailarina do Afoxé Alafin Oyó. Foto: Samuel Calado/DP
 

Na etimologia, o termo ‘afoxé’ provém da língua africana iorubá e significa a “fala que faz”. No Brasil, o primeiro grupo surgiu em 1885, em Salvador, na Bahia, com o nome Afoxé Embaixada da África. Ele tinha a intenção de brincar o carnaval. Segundo a vice-presidente do Afoxé Omo Inã, Bernadete Ramos, da comunidade da Mangabeira, na Zona Norte do Recife, a iniciativa se deu através de um grupo de ogans (nome dado aos percussionistas dentro dos terreiros de candomblé), que pediram a autorização dos babalorixás e das yalorixás (líderes espirituais nas religiões de matriz africana) para irem às ruas tocar durante o carnaval na época. “Os sacerdotes autorizaram e eles puderam levar para as ruas de Salvador a musicalidade e a dança de dentro dos terreiros”, afirma.

O presidente do Afoxé Alafin Oyó, Fabiano Santos, da comunidade do V8, no Sítio Histórico de Olinda, explica que o surgimento dos grupos de afoxés em Pernambuco na década de 1970 deu-se de uma forma diferente, comparado aos afoxés da Bahia. “O Afoxé Ilê de África, o primeiro afoxé de Pernambuco, foi às ruas enquanto instrumento de militância, com o objetivo de combater o racismo, a intolerância religiosa e a falta de oportunidades”, recorda.



Na época, o país estava sob o regime da Ditadura Militar e a repressão contra os povos de terreiro era frequente. Diante desse cenário, os religiosos de matriz africana foram às ruas para reforçar o movimento de resistência e combate à intolerância. O vocalista do Afoxé Filhos de Dandalunda, BriBri N’Zazi, do bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, relata que muitas vezes a polícia invadia os barracões, interrompia os cultos e apreendia os elementos sagrados. “No início não foi fácil, muitas pessoas olhavam para a gente e nos discriminavam por ser um movimento negro e feito por pessoas de periferia. Recordo, ainda, enquanto desfilante dos vários insultos racistas e intolerantes que escutei. Mesmo diante disso, continuamos indo às ruas, resistindo às pedradas, para desmistificar essa visão errada sobre a nossa ancestralidade”, relata. 



Atualmente existem aproximadamente 45 afoxés no estado. A maioria deles se concentram nos bairros da Região Metropolitana do Recife, onde realizam diversos eventos e trabalhos sociais durante o ano. 

Afoxé Omo Inã em apresentação na comunidade da Mangabeira. Foto: Samuel Calado/DP


O ex-sacerdote do Afoxé Omo Inã, Jefferson Nagô, falecido no mês de dezembro de 2018,  disse em entrevista que para existir, o afoxé precisa ter ligação direta com os terreiros de Candomblé, visto que a entidade cultural é a representação direta da religiosidade, da ancestralidade e do povo negro nas ruas. O religioso reforçou também que até antes da fundação, é preciso consultar os búzios para pedir a autorização às divindades. “A gente joga para saber o Odu (destino) de quem vai cuidar da entidade cultural e conhecer também o orixá patrono, ou seja, a divindade que irá apadrinhar o grupo. Após isso, são feitos os preceitos religiosos como reverenciar os eguns (antepassados), chamar o orixá em terra e fazer outros fundamentos. Até para conhecer o nome do afoxé é preciso consultar aos orixás”, explicou.



Além da religiosidade, “o afoxé e os terreiros são vistos como instrumentos de formação política e educacional”, como explica Fabiano. “Uma espécie de quilombo contemporâneo, onde além de aprenderem sobre musicalidade, os participantes são incentivados a crescerem profissionalmente. Este é um dos nossos objetivos enquanto coletividade negra”, afirma.



União, representação, religiosidade e resistência. São essas as quatro palavras que unem o movimento dos grupos de Afoxés no estado de Pernambuco. O presidente do Ará Omim, Lourival Santos, da comunidade do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, diz que no início das atividades, o grupo enfrentou uma grande resistência por parte dos moradores do Bairro. “Recebemos diversas reclamações de moradores. Alguns disfarçavam o preconceito no descontentamento com o barulho, outros eram mais explícitos e diziam que não queriam um grupo que cultuava os ‘demônios’ naquele espaço de visibilidade. Fizeram até denúncias à polícia, a prefeitura e ao líder comunitário para nos tirar daqui. Era óbvio que o problema não estava na sonoridade, até porque o espaço recebe muitas festas. O grande problema, e que não é novo, estava na pele, na religiosidade e na militância da gente”, desabafa.



A força histórica desses grupos é expressada sobretudo na resistência. Quem vê os afoxés brilhando no carnaval pensa que o trabalho começa e termina ali, mas não é assim. O presidente e sacerdote do Filhos de Dandalunda, Pai Moacir de Angola, do bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, explica que a festividade possibilita espaços de militância e visibilidade. “É um momento para a gente se reunir, discutir e revigorar as energias para os 365 dias de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa no ano.

 
 
Observação:  A reportagem faz parte do especial "Afoxés de Pernambuco", produzido como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo, sob orientação da Doutora em Comunicação Social, Nataly Queiroz. 
 
 
Veja também 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL