Diario de Pernambuco
Busca

Música

'Desde que não fira a democracia, é válido para o artista se posicionar', diz Claudia Leitte, que faz show no Recife

'Devemos evitar o compartilhamento de ódio e de um pensamento único que não acrescenta em nada', opina a cantora. Confira a entrevista exclusiva

Publicado em: 22/02/2019 16:02 | Atualizado em: 22/02/2019 16:10

Foto: Danilo Borges/Divulgação
Grávida de quatro meses, Claudia Leitte desembarca na capital pernambucana nesta sexta-feira (22) para se apresentar no Bloco Bicaldinhos, realizado no Itaipava 14, no Bairro do Recife. Denny Denan, MC Matheuzinho, Tuca Barros e Sambar&Love completam a grade do evento. Esse é segundo show da artista no Recife durante o período de prévias carnavalescas, após uma participação surpresa no Bloco Seu Antônio, na Zona Norte. 

A aposta da cantora para o carnaval é Saudade, single lançado no final de janeiro em parceria com o rapper Hungria. Como ela mesma define, a faixa é uma mistura "do axé de Luiz Caldas com o toque pop Michael Jackson". No clipe, ela reencena as imagens clássicas de They don't care about us, gravado pelo Rei do Pop em um favela do Rio de Janeiro com o Olodum.



Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, a artista fala sobre a nova canção, o período carnavalesco, o consumo de música via streaming e a importância de posicionamentos políticos na era digital.

ENTREVISTA - Claudia Leitte, cantora
Foto: Danilo Borges/Divulgação
O período do carnaval deve ser bastante puxado para você. Como costuma se preparar?
Eu sempre tive hábitos saudáveis, então é natural para mim e meu corpo já se acostumou com isso. Sigo sempre me alimentando bem, pratico exercícios físicos, procuro dormir o máximo possível, tudo para ter força e energia suficiente para a correria do dia a dia e chegar bem no carnaval.

Existe alguma diferença em fazer os show estando grávida?
Eu sinto muita fome! (risos) No mais, só alguns cuidados que são mais recomendados agora. Esforços precisam ser diminuídos, além de outras instruções. Tudo tranquilo, já tive outra gestação no carnaval e ocorreu tudo bem.

Você lançou Saudade, uma parceria com o Hungria Hip Hop. Como nasceu a colaboração? 
Eu conheci Hungria justamente por conta da canção. Eu procurei um cara que estivesse disposto a conhecer nossa cultura e que se envolvesse com essa baianidade nagô, de modo que nos ajudasse a perpetuá-la. Nem sabia se ele ia topar cantar, mas, mergulhei no universo dele e me apaixonei de cara. Ele é mega talentoso e tem um coração lindo. Agora somos família!

A colaboração também revela uma mistura de gêneros musicais, algo que está ficando bastante comum na música nacional. Como enxerga esse movimento?
Enxergo com muita alegria, porque ressalta ainda mais a nossa diversidade e abre espaço para novos talentos de nossa música mostrarem seus trabalhos. Somos plurais, que bom que podemos apresentar isso ao público.

Atualmente, com o streaming, muitos artistas não pensam mais em lançar "álbuns". Você é um deles? Pode adiantar alguma novidade?
Eu acredito muito na força do streaming, mas também creio na magia e importância de um álbum. Acho que tudo caminha junto. Sobre novidades, ainda é preciso aguardar um pouquinho haha.

Atualmente, muitos artistas estão sendo "pressionados" a se posicionar sobre temáticas políticas. Como enxerga essa realidade?
Eu acredito que, desde que consigamos promover um debate sadio e construtivo e que não fira a democracia, é válido nos posicionar. Do contrário, vira apenas compartilhamento de ódio e de um pensamento único que não acrescenta em nada. Sempre que achar que posso usar a minha voz para promover o bem e um debate sadio e construtivo, o farei.

Você, por exemplo, se posicionou sobre um episódio desconfortável com o Silvio Santos recentemente. Por que decidiu desabafar?
Porque senti que era importante dividir com outras mulheres o que estava sentindo naquele momento, justamente porque acreditei que poderia promover uma reflexão necessária. Recebi muitas mensagens que me fizeram entender o quão importante foi me posicionar, momentos assim nos encoraja, une e fortalece.

SERVIÇO
Bloco Bicaldinhos , com Claudia Leitte, Denny Denan, MC Matheuzinho, Tuca Barros e Sambar&Love
Onde: Itaipava Catorze (Armazéns do Bairro do Recife)
Quando: nesta sexta-feira (22), às 20h
Quanto: R$ 160, à venda nas lojas Havaianas e Ticket Folia
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL