Prévia 'Aspac na folia' agita Sítio Histórico de Olinda neste sábado O bloco tem a intenção de reunir os artistas que geralmente trabalham durante as festividades de momo

Por: Samuel Calado - Redes Sociais e Site

Publicado em: 07/02/2019 22:00 Atualizado em: 07/02/2019 22:40

O bloco, que já está na terceira edição, promete um grande arrastão do frevo pelas ladeiras da cidade. Foto: Divulgação
O bloco, que já está na terceira edição, promete um grande arrastão do frevo pelas ladeiras da cidade. Foto: Divulgação
Na tarde deste sábado (09), o Sítio Histórico de Olinda receberá a terceira edição do Aspac na Folia. A concentração será às 14h, na Casa de Apoio ao Profissional de Arte e Cultural de Pernambuco (CAPAC), localizada na Praça Dantas Barreto, onde haverá diversas apresentações culturais, homenagens e coroação das majestades do Baco. Entre as atrações estão os cantores Jefferson Rouche e as bandas Mylleva e Vouzuar.  

Na concentração além dos shows, acontecerá a coroação dos reis do Baile Artístico de Olinda (BACO), que aconteceu no final de janeiro deste ano. Haverá também as homenagens às personalidades que defendem e vivenciam a cultura. Este ano, serão agraciados o grupo Clarins de Olinda, o músico Jota Michiles, a Companhia Frevança de Dança e o professor Lupércio, prefeito da cidade histórica. 
  
A partir das 16 horas, os clarins irão anunciar a saída do cortejo oficial. Mais de 100 passistas vão conduzir os foliões junto com uma orquestra e bonecos gigantes. O arrastão sairá da Praça Dantas Barreto (onde fica o CAPAC) seguirá pela Rua do Sol. Depois, fará uma volta pelo receptivo turístico, (próximo ao Bar do Aritana) e retornará pela beira mar ao local da concentração. Serão mais de três quilômetros de muito frevo no pé. Aqueles que sentirem dor ou cansado poderão aproveitar o Shiatsu e massagem podóloga gratuitos com o massoterapeuta André Arruda.  

O bloco foi criado em 2017 com o objetivo de reunir todos os artistas que geralmente trabalham durante as festividades de momo e não encontram tempo nem para respirar, quem dirá cair na folia. Na ocasião, eles são convidados a se despirem da condição de anfitrião vestirem o personagem do folião, podendo extravasar e cair na alegria. 
 "O baile é feito para os artistas e apaixonados pela cultura popular", como explica o produtor e idealizador Christian Douglas. "Eu queria muito participar do carnaval e geralmente estava trabalhando. Percebi que muitos carnavalescos também passavam pela mesma situação. Então pensei: vou criar um bloco para que eu e outros amigos pudéssemos nos divertir e ter muito gás para trabalhar na folias de momo", acrescenta. A prévia também conta com a participação direta dos diretores Daniele Fernanda (jurídico), Deivson Manoel (decoração) e Daniel Seabra (administrativo). 

A prévia não tem camisa padrão, pois segundo os organizadores, a proposta é aguçar a criatividade e a diversidade de fantasias. As pessoas podem ir vestindo as personas que quiserem. Como o evento não contou com parceria governamental ou municipal, para arcar com as despesas de som e estrutura, os organizadores estabeleceram uma entrada simbólica de R$ 20,00. O espaço é uma casa grande com seis ambientes e piscina. Dentro dele haverá venda de feijoada e bebidas. 

Serviço 
Aspac na Folia 
Local: Casa de Apoio ao Profissional de Arte e Cultura de Pernambuco (CAPAC)
Endereço: Praça Dantas Barreto 
Concentração: 14h 
Entrada: R$ 20,00
Informações: 9 8467-9901





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.