Diario de Pernambuco
Busca

estudos

1ª Jornada Nietzsche movimenta UFRPE e UFPE nesta quinta

Evento acontece até sexta-feira e vai contar com palestras, oficinas, conferências e sessões de comunicação

Publicado em: 20/02/2019 19:14 | Atualizado em: 20/02/2019 19:18

Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de ativar a reflexão e estimular pesquisas acerca do pensamento nietzschiano em Pernambuco, o Núcleo Recife do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), realiza nesta quinta e sexta-feira, a 1ª edição da Jornada Nietzsche: genealogia e filosofia. Baseado no livro Genealogia da Moral, uma das principais obras do filosofo alemão Friedrich Nietzsche, o evento gratuito vai acontecer nas duas principais instituições federais do estado UFPE e UFRPE, com uma programação repleta de atividades como oficinas, conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. 

No primeiro dia, a iniciativa acontece a partir das 9h, na Sala de Seminários do CEGOE da UFRPE, localizada no Bairro de Dois Irmãos e vai contar com a participação profissionais da área como Pedro Efken, professor da Universidade Católica de Pernambuco, Thiago Gomes, Dr. da UFPB/UFRN e UFPE, André Luís Mota da UFRB e UFBA, Ítalo de Azevedo, especialista em filosofia e entre outros. Na sexta, às 8h, a jornada segue para o Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária e traz na programação nomes como Junot Cornélio Matos, professor da UFPE, Thalles Azevedo da UFPB, Martha Perrusi da Unicap e Scarlett Marton da USP. A ação conta com o apoio do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPE.

De acordo com João Evangelista, membro do Grupo de Estudos Nietzsche, a jornada é uma oportunidade para um intercâmbio intelectual. “Além de incentivar e fortalecer a prática de pesquisas, esse encontro é uma porta aberta para a troca de experiências e de conhecimentos relacionados à filosofia e a obra de Nietzsche entre jovens e renomados pesquisadores”, disse.

A participação como ouvinte nas conferências, mesas-redondas e sessões de comunicações é totalmente gratuita. Para recebimento de certificado, é necessário inscrição online e freqüência nos dois dias do evento. As inscrições para as oficinas de leitura e interpretação de texto filosófico podem ser feitas no Sympla.com. 

Serviço
I Jornada Nietzsche no Recife
Quando: 21 e 22 de fevereiro 
Onde: Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco
Quanto: Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL