Diario de Pernambuco
Busca

TV

Frevo, maracatu e afoxé são destaques na vinheta de carnaval da Globo

Vídeo de 2019 conta com 30 bailarinos e instrumentistas, que também representam expressões como marchinhas, blocos de rua, escolas de samba, axé e boi bumbá

Publicado em: 07/01/2019 17:01

Foto: Fábio Rocha/Globo


Frevo, maracatu e afoxé são as manifestações pernambucanas que aparecem na tradicional vinheta Carnaval Globeleza, da Rede Globo, que estreou neste domingo (6) no intervalo do Fantástico. Mostrar a diversidade do carnaval brasileiro é a proposta do vídeo, que conta com 30 bailarinos e instrumentistas que também representam expressões como marchinhas, blocos de rua, escolas de samba, axé e boi bumbá. Assim como nos últimos cincos anos, a passista Erika Moura é a protagonista, usando sete figurinos para revelar um pouco de cada cultura carnavalesca. 

"A nova vinheta destaca ainda mais diversidade da cultura brasileira, com o maior elenco que já tivemos. Outra novidade é que mostraremos um pouco do processo de produção do Carnaval e de seus personagens, instrumentos, adereços e alegorias", explica Alexandre Romano, diretor de arte da Comunicação da Globo, em comunicado enviando à imprensa. "É uma visão lúdica e fantástica de um Carnaval de verdade. O conceito de coletivo estará também na música, construída com mais vozes e ritmos, que vão se somando de forma crescente a pinceladas de frevo, marchinha, maracatu e axé. Ao contrário de anos anteriores, quando só a dança tinha protagonismo, desta vez as pessoas também cantam e tocam".

Na vinheta 2019, a câmera passeia por espaços que representam as diversas manifestações culturais do Carnaval. Ao final, todas aparecem juntas, em um cenário que lembra um carro alegórico. Representante do carnaval Globeleza, Erika Moura é a anfitriã da festa e ficou feliz por dividir o palco com tantas pessoas: “Isso reforça a nossa pluralidade. É gostoso mostrar a miscigenação e aprender mais sobre a rica cultura brasileira”.

Todo branco, o cenário usa formas icônicas para representar os diversos carnavais. O colorido da vinheta fica por conta dos figurinos criados por Rita Comparato para os artistas, que incluem passistas, baianas, Rei Momo, pernalta, bate-bola, bonecos de Olinda, caboclo e vaqueiro. “Cada elemento ganhou mais corpo. No maracatu, por exemplo, trouxemos a Erika como rainha e, além dos fitilhos incluímos as contas do xequerê. O desafio é ter uma linguagem moderna, atual, não literal e com simplicidade”, conta a figurinista.

Confira mais fotos:

Foto: Fábio Rocha/Globo


Foto: Fábio Rocha/Globo
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL