Diario de Pernambuco
Busca

TV

Série pernambucana revela atual extermínio dos jumentos no Sertão nordestino

Na Contramão, exibida na TV Pernambuco, percorreu mais de seis mil quilômetros ouvindo especialistas, produtores, artistas, ativistas e agricultores sertanejos

Publicado em: 12/12/2018 08:10

A apuração jornalística um produto que desvenda um universo bastante particular e de múltiplas nuances. Foto: Na Contramão/Divulgação
"O jumento sempre foi o maior desenvolvimentista do Sertão", escreveu Luiz Gonzaga na canção Apologia ao jumento, lançada originalmente em 1968 para fazer ode ao animal que se tornou um símbolo do Nordeste. O avanço econômico e tecnológico vivenciado na região nos últimos anos, no entanto, alterou drasticamente o papel do asno no cotidiano sertanejo. A série documental Na contramão, lançada nesta quarta-feira (12) na TV Pernambuco, serve justamente para jogar luz nesse personagem, que deixou de ser protagonista das paisagens do semiárido para se tornar um figurante desolado e alvo de um extermínio em andamento, mas ainda despercebido.

A atração é dividida em três episódios de 26 minutos, indo ao ar em sequência até a sexta-feira, sempre às 20h15. A produção é uma parceria entre a Rima Cultural com a REC Produtores e surgiu através da chamada pública Arranjos Regionais, realizada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Com direção de Marcelo Pinheiro e fotografia de Ivanildo Machado, as filmagens foram realizadas em cinco estados nordestinos: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Foram percorridos mais de seis mil quilômetros para responder um único questionamento: qual o lugar do jegue no Sertão contemporâneo?

Antes de começar a esmiuçar o atual cenário, a série traça uma breve trajetória histórica do animal, originário de regiões da África e do Oriente Médio. O jumento chegou no Nordeste brasileiro através de embarcações portuguesas e foi levado ao semiárido através de um decreto da Coroa Portuguesa, que proibia a criação de gado em faixas de terras de 80 quilômetros, da costa litorânea até o interior. A partir daí, o asno se tornou um personagem vital para a construção do Sertão, como Gonzaga explicitou em sua poesia.

“A vontade de realizar um documentário com essa temática partiu de observações pessoais”, explica Rafael Marroquim, que assina o roteiro ao lado de Ricardo Mello. “Víamos carcaças desses animais nas estradas muito frequentemente, ao mesmo tempo em que percebemos um crescimento na rota das motocicletas no Sertão e uma mecanização da agricultura do semiárido. Queríamos desvendar o que essa mudança trouxe, tendo como foco a situação do jumento nordestino."

Ao ouvir especialistas, produtores, ativistas, artistas (incluindo Maciel Melo e Santanna) e agricultores que ainda fazem uso do jegue no campo, a apuração jornalística da equipe proporcionou um produto audiovisual que desvenda um universo bastante particular e de múltiplas nuances. A cada cidade visitada e fonte ouvida, o que seria uma série sobre uma temática um tanto "inusitada" vai se transformando em um road movie quase que investigativo sobre os atuais desafios do jumento. A narração de Cláudio Ferrario dá um tom poético à obra, assim como os diversos takes que mostram carcaças em decomposição e jegues esqueléticos que vagam pelo perímetro urbano.

“Fizemos uma pesquisa de seis meses antes das filmagens. Já sabíamos que estávamos falando de um Sertão arcaico para o Sertão urbano e pensávamos que o grande vilão seria a motocicleta. Na prática, no entanto, todo dia descobrimos um elemento novo do que está ocorrendo com o jegue”, conta o diretor Marcelo Pinheiro, que apelidou a série de Réquiem para o jumento - um comparativo com o longa-metragem Réquiem para um sonho (2000), do diretor norte-americano Darren Aronofsky.

O que já foi símbolo, hoje muitos tratam como praga
Cenas mostram carcaças em decomposição e jegues esqueléticos que vagam pelo perímetro urbano. Foto: Na Contramão/Divulgação
Os primeiros sintomas do abandono do jegue são os constantes acidentes nas estradas. Nas vias federais que cruzam o Ceará, por exemplo, foram mais 140 acidentes com atropelamento de animais em 2016, tornando necessário a existência da Fazenda Paula Rodrigues, que agrega cerca de quatro mil jumentos abandonados em uma área de apenas 500 hectares - algo negativo para animais de natureza andarilha. “Podemos dizer que o jumento virou uma praga. Passou a ser vendido com um valor inferior ao de uma galinha em alguns lugares. As cidades querem expulsá-los”, diz Ricardo.

Além dessa realidade das estradas, já abordada pela mídia, a série traz algumas outras questões menos visíveis e mais intrigantes e também soluções. O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por exemplo, tentou incentivar o consumo da carne do bicho, despertando um choque cultural e causando revolta. “Também existe o abate clandestino e o tráfico internacional de peles, sobretudo por conta da fabricação de um medicamento chinês que é muito usado pela população oriental”, diz Marcelo Pinheiro.

“Uma das conclusões que tiramos é que, em 10 anos, o jumento não será um animal tão abundante no Sertão. As soluções que estão tentando promover não parecem ser rápidas o suficiente para reverter essa situação”, reflete o diretor, justificando a necessidade de uma série que dê visibilidade para essa temática. Como também disse Luiz Gonzaga, ainda na canção antológica em homenagem ao bicho, “o jumento é bom, o homem é mal”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL