Diario de Pernambuco
Busca

Ancestralidade

Nação Encanto da Alegria celebra 20 anos com grande cortejo na Zona Norte do Recife

O cortejo iniciará na Praça do Alto José do Pinho e seguirá até a sede do grupo, na Rua Coremas, a partir das 19h30

Publicado em: 10/12/2018 18:39

O grupo é composto por aproximadamente 100 brincantes. Foto: Divulgação

A comunidade da mangabeira, na Zona Norte do Recife, está em festa. Nesta segunda-feira (10), os batuqueiros e desfilantes da Nação do Maracatu Encanto da Alegria celebram o aniversário de 20 anos do brinquedo popular em grande estilo. O grupo irá promover um grande cortejo que sairá da praça do Alto José do Pinho, na localidade, e seguirá até a sede do grupo, na Rua Coremas, a partir das 19h30. 

Este ano, o Encanto alcançou o título de campeão na categoria especial do Concurso de Agremiações promovido pela Prefeitura do Recife. O presidente do Maracatu, Anderson Santos, um dos líderes populares mais jovens de pernambuco, conta que esta celebração representa a uma grande história de luta e resistência dos brincantes em defesa da cultura negra na comunidade. “Maracatu vai muito além da sonoridade, é religiosidade e militância. Viver o brinquedo popular não é fácil, mas quem disse que gostamos de coisas fáceis? A gente tá aqui para mostrar a beleza da cultura negra e a importância da matriz na construção da identidade do Brasil. Se depender de nós, o som das alfaias será ouvido por toda a eternidade”, reforça. 

Anderson Santos (presidente do grupo) recebendo o troféu de campeão das mãos da Secretária de Cultura da Prefeitura do Recife, Leda Alves. Foto: Divulgação

O Encanto da Alegria foi fundado no dia 10 de dezembro de 1998 pela Yalorixá Ivanize Maria Tavares, falecida em agosto de 2007. Segundo o atual presidente, a sacerdotisa ocupava o posto de rainha da antiga nação, mas ficou bastante desapontada ao ser trocada por uma brincante mais jovem. “Ao criar o encanto ela mostrou que idade não define vigor. Era uma mulher bastante alegre e motivada com tudo que fazia. Será a nossa eterna majestade. Ela desfilou até os últimos dias de sua vida, relata. Hoje, a nação tem aproximadamente 100 integrantes. Sua sede está localizada na Rua Coremas, na Mangabeira. O grupo é zelado pelo babalorixá Jefferson Nagô, no Centro Espírita Saray, situado no mesmo endereço, onde ocorrem os ensaios nas noites das segundas-feiras. Atualmente, o grupo conta com o mestre Felipe no comando dos batuqueiros. A majestade é composta pelo babalorixá Clóvis Ramos e Amanda de Oxum. 


Serviço 
Encanto da alegria celebra 20 anos com grande cortejo na Mangabeira 
Horário: 19h
Quando: 10 de dezembro de 2018 
Local: Praça do Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife. 
Informações: 81 8672-4870



TAGS: alegria | da | encanto | maracatu | cultura |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL