Diario de Pernambuco
Busca

Teatro

Com mais de 100 produções, Janeiro de Grandes Espetáculos terá peça de 'Jesus trans' no Recife

A 25ª edição do maior festival de artes cênicas do estado terá programação estendida, de 8 de janeiro a 14 de fevereiro

Publicado em: 21/12/2018 12:00 | Atualizado em: 31/12/2018 13:28

O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu causou polêmica no Festival de Inverno de Garanhuns de 2018. Foto: Luciane Pires Ferreira/Divulgação

O Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco, o maior festival de artes cênicas do estado, anunciou a programação de sua 25ª edição nesta sexta-feira (21). Serão 104 montagens (e 145 sessões), com importantes produções nacionais e locais que vão ocupar os teatros Apolo, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Marco Camarotti, além do Espaço O Poste e Teatro de Bolso Silvio Pinto. Descentralizando o evento, Camaragibe e Serra Talhada também integram a grade.

Entre os destaques da edição estão peças como O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu (com três sessões no Teatro Barreto Júnior), polêmico drama sobre opressão e intolerância, Palavra de mulher, no qual Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa revisitam o universo feminino a partir de canções de Chico Buarque e Navalha na carne – Uma homenagem a Tônia Carrero. A extensa programação está disponível no site: www.janeirodegrandesespetaculos.com.

Os homenageados do ano serão o cantor e compositor Claudionor Germano, a bailarina e coreógrafa Fátima Freitas e as atrizes Isa Fernandes, Sônia Biebard e Suzana Costa. Também haverá uma parceira inédita com o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), um festival nômade que aportará com montagens de companhias de Brasília. Entre os curadores estão a atriz e programadora Paula de Renor e Glauber Coradesqui. O FTB ainda oferecerá residências artísticas, oficinas e encontros informais entre artistas. Mais informações em www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br.

ESTREIAS
As mais de 20 estreias do Janeiro de Grandes Espetáculos contemplam todas as áreas artísticas. Em dança, terá as obras Agbara Obirin, da Cia. de Dança Daruê Malungo, e Um pano que limpa o tempo, da Compassos Cia. de Dança. No segmento musical, há destaque para o lançamento dos discos Frevo para ouvir deitado, de Mônica Feijó, Cabeça coração, de Igor de Carvalho, Minha boca não tem nome, de João Fênix, e Vereda caminho, álbum de estreia da carreira solo de Bruno Lins, além do show “Sarau de Jackson do Pandeiro”, com Silvério Pessoa. Em teatro, Em nome do desejo, da Gualharufas Produções, e Eu, ele ou você?, da Real Cia. de Teatro Albemar Araújo.

A programação paralela contempla a exposição Galeria reciclada, que dá um novo significado ao material descartado pela indústria gráfica. O público ainda poderá frequentar lançamento de livros, como Música para o povo que não ouve, de Cannibal - que também faz show de lançamento do disco Oferenda, com sua banda Café Preto. Oficinas de palhaçaria e dança, roda de diálogo e leitura dramatizada finalizam as atrações. Informações e inscrições estão disponíveis no site do festival.

O 25º Janeiro de Grandes Espetáculos tem patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da Cepe, Sesc, Virtual, TV Universitária e Globo Nordeste.

SERVIÇO
25º Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco
Quando: de 8 janeiro a 14 de fevereiro de 2019
Quanto: de R$ 10 a R$ 60, podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido a partir do dia 3 de janeiro
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL