Diario de Pernambuco
Busca

Audiovisual

Rennan Peixe dá luz a exposição 'Expressões de Negritude' em Camaragibe

A celebração de abertura contará com a apresentação do Coco de Catucá, nesta sexta-feira (09), na Galeria Vila, a partir das 19 horas

Publicado em: 09/11/2018 03:21 | Atualizado em: 10/11/2018 21:37

Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (09), a Galeria Vila, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, recebe a exposição Expressões de Negritude, do artista audiovisual e professor, Rennan Peixe. A celebração de abertura contará com apresentação do Coco de Catucá, a partir das 19 horas. O acervo ficará disponível ao público até o dia 06 de dezembro, de segunda a sábado, em horários alternados.  

Com a sensibilidade de quem vive a militância das camadas populares, o artista dá luz, voz e visibilidade aos que precisam falar, mas na maioria das vezes não encontram espaços diante de uma sociedade marcada pelas desigualdades. A exposição  apresenta um material completo, que traz em sua essência a importância da cultura negra na construção da identidade brasileira, se mostrando como um importante acervo histórico e político. 

Nascido no ano de 1989 na periferia do Recife, o fotógrafo sentiu/sente na pele as dificuldades em que as pessoas das comunidades em vulnerabilidade social enfrentam no cotidiano. Assim como a maioria dos jovens de família humilde, viu o sonho da universidade bem distante de ser realizado diante das responsabilidades de subsistência. 

Foto: Rennan Peixe/Facebook

A paixão pelo audiovisual teve início na escola, quando passou a produzir conteúdo para um jornal estudantil. No mesmo tempo, perdeu um grande amigo para a violência e isso o fez refletir sobre o lugar e o papel social que o povo negro e periférico ocupa. Foi a partir da paixão pela sétima arte e deste questionamento que ele começou a lutar pela emancipação do povo negro. Hoje ocupa um espaço de visibilidade no audiovisual, diante de um cenário marcado pela presença de profissionais majoritariamente brancos e de classe média.  
Com muito esforço e perseverança, aquele sonho tão distante tornou-se realidade. Atualmente Rennan é professor concursado da Rede Pública e ensina na mesma escola onde estudou. Dentro de sala de aula, ele faz nascer outros Rennans, multiplicando o conhecimento técnico obtido na academia através de projetos inovadores. É justamente essa energia, militância e propriedade que faz a exposição deste artista ir muito além, fazendo o observador atentar para as questões sociais e romper vários paradigmas. 



Serviço 
Expressões de Negritude 
Local: Galeria Vila
Endereço: Avenida Doutor Pierre Collier, s/n – Vila da Fábrica, Camaragibe 
Horário de funcionamento
Segunda a quarta: 8h às 12h /13h às 18h
Quinta a sexta: 9h às 12h
Sábado: 14h às 18h

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL